Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/03/2013 - 14h46min

Sopelsa assume Comissão de Agricultura e quer debate sobre políticas públicas

Imprimir Enviar
Deputado Moacir Sopelsa (PMDB)

A instalação da Comissão de Agricultura e Política Rural, na manhã desta quarta-feira (6), confirmou como seu presidente o deputado Moacir Sopelsa (PMDB), que pretende estimular um amplo debate sobre as políticas públicas para o setor. A pauta será ampliada até a primeira reunião ordinária, na próxima semana, mas o ex-secretário estadual da Agricultura, que tem tradição e entrosamento com o meio agropecuário, pretende trazer à discussão assuntos como seguro agrícola, investimentos contra estiagens e incentivo à produtividade.

“Somos o país que tem condições de dobrar sua produção de alimentos com o simples investimento para aumentar a produtividade no campo, sem ampliação de área plantada. O Brasil tem um potencial imenso, enquanto o resto do mundo está praticamente no limite de produção agrícola. E Santa Catarina é exemplo, como quinto maior produtor de alimentos no país, tendo uma área pouco maior de um por cento do território nacional”, comentou Sopelsa.

O deputado também pretende tratar questões ligadas aos licenciamentos ambientais no meio rural, assunto que já vem conduzindo em entendimentos com o presidente da Fundação de Meio Ambiente (Fatma), Gean Loureiro. Ele considera que há entraves nos processos de licenciamentos que precisam ser resolvidos em vários segmentos produtivos. “Há boa vontade no comando da Fatma. Precisamos preservas, mas sem criar gargalos à economia”, pondera.

Audiência pública - Nesta terça-feira (5), ele foi à tribuna e citou como exemplo problemas enfrentados pela Celulose Irani, que pretende investir R$ 51 milhões em três pequenas centrais hidrelétricas, tem dificuldades para licenciar a retirada de cascalho para melhorar estradas vicinais e até para derrubar uma araucária seca que ameaça uma torre de comunicação da empresa. Outro exemplo está nos licenciamentos de torres de empresas que operam telefonia móvel, dificuldade que enfrentam tanto no meio urbano quanto rural. Nesse sentido, Sopelsa vai propor à Comissão de Economia, Ciência e Tecnologia, da qual é membro, a realização de uma audiência pública para discutir planos de investimentos das empresas, abrindo espaço para o debate sobre os entraves em torno de licenciamentos, na busca de uma solução que beneficie a população.

 

Evory Pedro Schmitt
Assessor de Comunicação do deputado Moacir Sopelsa (PMDB)
(48) 3221-2883
evorypedro@yahoo.com.br

Voltar