Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/03/2023 - 11h57min

Situação financeira do Hospital de Laguna preocupa Sérgio Guimarães

Imprimir Enviar
Deputado Sérgio Guimarães participou de reunião entre diretoria e governo do Estado. FOTO: Assessoria de Imprensa

Na tarde desta sexta-feira (24), uma reunião no Centro Administrativo, em Florianópolis, contou com a participação de representantes do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos, da prefeitura de Laguna, Câmara de Vereadores e deputados estaduais.

Sérgio Guimarães (União), que é natural de Laguna, cobrou um olhar mais atento do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, à unidade hospitalar. Também reforçou que o hospital recebe uma boa quantia em recursos entre verbas vindas do município, Estado e Governo Federal.

Pediu que a gestão administrativa ajuste as finanças para que haja um equilíbrio na instituição e se comprometeu em ajudar também. “Vamos todos ajudar. O prefeito aumenta um pouco, o Estado ajusta como dá e nós, deputados, podemos contribuir por meio de emendas, a partir do ano que vem", ponderou.

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, lembrou que a unidade é importante e o Estado não se nega a auxiliar, mas que há um limite prudencial a ser respeitado e que a gestão precisa seguir alguns ritos legais. Uma das alternativas é ampliar o roll de serviços. “Se o hospital atender alta complexidade, aumenta o repasse do Governo Federal,” alertou.

Hoje, a unidade recebe de todas as estruturas governamentais cerca de R$ 1 milhão. Nesse volume não estão os atendimentos por meio de sistemas privados e planos de saúde. Diante da necessidade de capitanear mais verbas, o deputado Sérgio Guimarães, que também integra a Bancada do Sul na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, propôs que a direção do hospital e as secretarias de Estado e Municipais de Saúde possam fazer um levantamento mais técnico da situação do hospital para depois o assunto voltar a ser debatido com os deputados estaduais.

Também ficou definido que não é esse cenário de instabilidade financeira que fechará a UTI, conforme foi veiculado na imprensa regional. De acordo com a secretaria de Saúde de Santa Catarina, o hospital perderia muito se deixasse de atender na unidade de terapia intensiva.

Paulo Cesar Santos
Jornalista
MTE/SC 05812 - JP
48 98489 0880
@paulocesarsc
@espacodopc

Acompanhe Sérgio Guimarães


Sérgio Guimarães
Voltar