Sinal 5G já está disponível para o município de Criciúma
Em Santa Catarina, quatro cidades já têm a tecnologia disponível e outras 174 estão liberadas para a ativação do 5G
O deputado Jair Miotto (União) comemorou a notícia sobre a chegada do 5G em Criciúma. Cidadãos que tenham celulares aptos para receber o sinal já têm acesso à tecnologia, disponibilizada através de duas antenas, instaladas no bairro Michel e no centro. No momento, as duas antenas foram instaladas pela operadora Vivo, mas a expectativa é que as demais operadoras, Tim e Claro/Oi, instalem suas antenas e também ofereçam o sinal aos criciumenses.
O parlamentar é autor da Lei 18.442, de 7 de julho de 2022, que criou o Programa de Estímulo à Implementação das Tecnologias de Conectividade Móvel no Estado de Santa Catarina. O objetivo da lei é viabilizar a chegada da tecnologia de quinta geração, o 5G, aos municípios do Estado e apoiar prefeitos, vereadores e gestores municipais diante dos desafios para adequar as legislaturas municipais. “O Estado vive a chegada da tecnologia 5G, que já estava disponível em Florianópolis, Joinville e São José. Agora, Criciúma é a quarta cidade catarinense a ter acesso ao 5G. A disponibilização ocorreu três anos antes do cronograma previsto, que era para 2026”, comemora o deputado.
Já como presidente da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, da Assembleia Legislativa, o parlamentar tem realizado feitos inéditos, reunindo as operadoras de telefonia móvel Tim, Vivo, Claro/Oi, a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e a Unifique para acompanhar o cronograma de disponibilização da tecnologia 5G em Santa Catarina. “Com o 5G, a navegação será quase 20 vezes mais rápida, trazendo benefícios para a indústria, setor público, saúde, educação, entre outras áreas. Será uma grande revolução tecnológica”, ressalta o deputado Miotto.
Cenário em SC
Para que o 5G avance, os municípios precisam atualizar a lei local das antenas para a instalação da infraestrutura de telecomunicações (novas antenas). De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no dia 13 de abril, estima-se que Santa Catarina tenha 63 municípios com leis atualizadas.
Mas o coordenador do Grupo de Trabalho 5G da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Fernando Gomes de Oliveira Dias Neias, destaca que 174 cidades catarinenses já estão liberadas para a ativação do 5G. “Até o momento, não temos uma informação oficial das próximas cidades que terão o sinal ativado. Acreditamos que sejam Blumenau, Chapecó e Itajaí, que já possuem estação licenciadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mas tudo depende da estratégia das operadoras”, finaliza Neias.