Miotto fala sobre a importância dos voos diretos entre Florianópolis e Lisboa
Florianópolis terá voos diretos para Lisboa, a Capital de Portugal, a partir do dia 3 de setembro de 2024. Essa será a primeira rota direta entre Santa Catarina e a Europa. O Floripa Airport será o 12º aeroporto no Brasil a receber voos da TAP. Serão três voos semanais: terças, quintas e sábados. Desde o anúncio, já foram feitas mais de 6 mil reservas dos voos, que serão realizados pela companhia aérea TAP Air Portugal, comprovando a relevância da iniciativa.
O deputado Jair Miotto (União), enquanto presidente da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou reuniões e articulações com objetivo de debater e promover a implantação, no aeroporto de Florianópolis, o Floripa Airport, do voo internacional direto entre as cidades de Florianópolis e Lisboa/Portugal.
Depois de anos de tratativas para viabilizar o voo direto, o anúncio foi feito pela TAP. “Em agosto de 2023, em reunião conjunta entre a Comissão de Economia e a Comissão de Turismo e Meio Ambiente, da Alesc, debatemos sobre os voos diretos Florianópolis/Lisboa. Já em julho de 2023, estive em Lisboa. Na Assembleia da República, a sede do Parlamento de Portugal, realizei reunião com o presidente do Comitê Parlamentar de Amizade Portugal/Brasil, o deputado João Moura, e com o jovem deputado, Pedro Melo Lopes, e uma das pautas foram os voos diretos Florianópolis/Lisboa”, recorda o deputado Miotto.
Próximos passos
O parlamentar destaca que, apesar da boa aceitação da iniciativa por parte dos catarinenses, é preciso atrair turistas para Santa Catarina. “É preciso ter uma promoção bilateral do turismo. Então, o governo do Estado tem a pretensão de participar de campanhas para divulgação do voo para Florianópolis em solo europeu”, avalia o deputado Miotto.
O voo inaugural, no dia 3 de setembro, chegará a Florianópolis com diretores da companhia aérea. Também está prevista a vinda de uma comitiva de jornalistas portugueses, que ficarão em Santa Catarina por uma semana. Eles serão levados para conhecer atrações turísticas do Estado. Depois, está prevista a ida de jornalistas catarinenses para Portugal.
Para o deputado Miotto, Santa Catarina se coloca no mercado internacional em outro patamar. “Não será apenas a possibilidade dos catarinenses chegarem à Europa num voo direto. Mas, também, a possibilidade do Estado estar na rota de companhias aéreas e de agências de viagem, além da possibilidade de abrir a porta de Santa Catarina para o turista europeu. É uma nova linha de conexão, promoção e mercado para Santa Catarina, que além do turismo, dará oportunidade para o comércio”, finaliza o deputado Miotto.