Serra pede a duplicação da BR-282 entre Lages e Florianópolis
Uma comitiva da Serra Catarinense apresentou ao ministro dos Transportes, Antônio Rodrigues, uma proposta para incluir a BR-282, trecho Lages-Florianópolis, no programa de concessões do governo federal, caminho para a duplicação da rodovia, um dos palcos onde mais morrem pessoas no Estado. Hoje, o plano contempla a BR-470 e o trecho da 282 entre Campos Novos e o Oeste do Estado, isolando a Serra.
O assunto foi levantado pelo Conselho de Segurança de Lages e está baseado num estudo da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), que mostra a importância da inclusão do trecho no programa. O deputado Gabriel Ribeiro (PSD) e o grupo serrano pediram ao ministro que a mesma concessionária a ser escolhida para duplicar a 470 e parte da 282 também seja a empresa a fazer a obra entre Lages e Florianópolis.
A proposta ainda tem um longo caminho a percorrer, mas a comitiva ouviu um sinal verde de Rodrigues. Membro do Fórum pela Duplicação da BR-282, Gabriel Ribeiro disse que a duplicação “é fundamental para o desenvolvimento de Lages e da Serra Catarinense, e o meio mais eficiente é a concessão”.
Conforme o presidente do Conselho de Segurança de Lages (Consel), Roberto Amaral, que participou da audiência no Ministério dos Transportes, a concessão dos dois trechos “é pré-requisito para a duplicação da 282 entre a Serra e o Litoral”. Segundo ele, se não houver a inclusão, a rodovia duplicada desviará o tráfego da Serra, pois os motoristas optarão pelo caminho melhor e mais seguro, o da 470, pelo Vale do Itajaí.
No começo da reunião, o ministro descreveu um cenário negativo, dizendo que não terá dinheiro para obra nenhuma. Depois, atenuou o discurso e passou a ouvir as propostas sobre as concessões, que incluem outras BRs no Estado. Se houvesse uma inclusão simples do trecho Lages-Florianópolis retardaria os demais processos, que estão mais avançados.
Rodrigues respondeu que, com o pedido serrano, será aberto um Processo de Manifestação de Intenções, chamado PMI, para que empresas digam se têm disposição em ser concessionárias e tocarem as obras requisitadas. Se a resposta for positiva, ainda se seguirão audiências públicas e abertura de licitação para leiloar a BR-282.
As outras duas rodovias catarinenses neste processo, a 470 e a 280, estão prestes a terem o edital de licitação lançado.