Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/08/2024 - 16h42min

Alesc aprova moção pela reabertura da agência do INSS em Gaspar

Imprimir Enviar
Deputado Napoleão Bernardes
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou nesta quarta-feira (7) uma moção de apelo para retomada dos atendimentos presenciais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Gaspar. Apresentado pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD), que destacou a importância da prestação do serviço na cidade, o requerimento será enviado ao Ministério da Previdência Social.

Fechada em março de 2020, por ocasião da pandemia de Covid-19, a agência do INSS segue com os atendimentos públicos suspensos, mesmo após o fim da crise sanitária. Atualmente, a unidade em Gaspar presta apenas suporte a distância, fazendo com que os mais de 70 mil moradores do município tenham que se deslocar a Blumenau ou Brusque quando necessitam do serviço presencial. Com isso, além das dificuldades para garantir pedidos de aposentadoria e auxílio-saúde, os gasparenses ficam impedidos de realizar as avaliações periciais sem longos deslocamentos.

Ao abordar o tema na Alesc, Napoleão foi enfático quanto à urgência do pleito. “Esse fechamento é um deboche com a sociedade. As pessoas mais vulneráveis, idosos, aposentados, pessoas com demandas de saúde que precisam do socorro previdenciário têm que se deslocar para garantir o atendimento necessário. Não faz sentido nenhum suspender o atendimento e simplesmente não voltar. Na prática, temos a 22ª maior cidade do Estado com esse atendimento precário e ineficaz. Faço esse apelo em favor da comunidade de Gaspar, para garantir um atendimento digno e necessário”.

A moção também será encaminhada ao Ministério da Saúde e à Superintendência Regional do INSS.

Acompanhe Napoleão Bernardes


Napoleão Bernardes
Voltar