Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/08/2015 - 17h48min

Serra Catarinense apresenta sugestões à Comissão de Educação

Imprimir Enviar

Professores lotaram as galerias da Câmara de Vereadores de Lages nesta quinta-feira (13) para acompanhar a audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa para a elaboração do Plano Estadual de Educação. No encontro, o magistério da Serra Catarinense ouviu uma explicação sobre a elaboração do plano e, em seguida, expôs as suas propostas.

Ao todo, são oito audiências públicas, e o plano irá nortear a educação catarinense com diretrizes, metas e estratégias. Não se trata de um programa de governo, mas de um plano para o Estado de Santa Catarina. Lageano, o deputado Gabriel Ribeiro (PSD), membro da comissão, enfatizou aos professores que são inadmissíveis os casos de desrespeito ocorridos nos colégios e disse que o plano precisa contemplar a volta das famílias à convivência nas escolas.

Algumas sugestões colhidas em Lages: que o percentual de ACTs (Admitidos em Caráter Temporário) não seja superior a 10% em relação aos efetivos; combate à homofobia nas escolas; e ter regulamentado que os percentuais de aumento do piso do magistério sejam aplicados em todos os níveis da carreira.

Como representante do Conselho Estadual de Educação, Adelson Machado fez um histórico do planejamento em educação no Brasil. Ao se referir a Santa Catarina, destacou que o marco ocorreu apenas nos anos 1960, quando o governador Celso Ramos realizou o 1º Seminário de Planejamento e Desenvolvimento, liderado pelo professor Alcides Abreu, que morreu recentemente.

Voltar