Sérgio Guimarães vai a Praia Grande em solidariedade aos atingidos pelo ciclone
Como presidente da Comissão de Proteção Civil na Alesc disse que vai cobrar do Estado apoio
Na noite desta sexta-feira (16), o deputado estadual, Sérgio Guimarães (União Brasil), esteve em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina. O município foi duramente afetado pelo ciclone extratropical que passou por Santa Catarina. Na ocasião, Guimarães se colocou à disposição do prefeito, Elisandro Fanica. O parlamentar também se comprometeu em acompanhar a situação de perto e buscar apoio do governo do Estado, por meio da Defesa Civil catarinense. “Estive no ginásio onde as famílias foram abrigadas pela prefeitura e a reconstrução da cidade precisa de apoio dos governos federal e estadual", ressaltou.
De acordo com o prefeito Fanica, 250 famílias tiveram que deixar suas casas por conta do volume intenso de chuva. “Em alguns pontos foi registrado mais de um metro e meio de água”. O prefeito afirmou ainda que quatro pontes foram levadas e que a malha viária foi devastada pela correnteza. Em alguns pontos dos rios, a água não seguiu o fluxo do leito e além de transbordar, ganhou velocidade em linha reta, causando ainda mais estragos.
Sérgio Guimarães fez um contato com o secretário da Defesa Civil de Santa Catarina, Armando Schroeder e reforçou o pedido de apoio ao município para que haja reabilitação. Ainda na tarde de sexta-feira, a prefeitura decretou Situação de Emergência. O município ainda faz o levantamento dos prejuízos financeiros em estruturas públicas, mas os danos devem superar os R$ 5 milhões. Essa estimativa inicial é apenas de estruturas públicas.
--
Paulo Cesar Santos
Jornalista
MTE/SC 05812 - JP
48 98489 0880
I: @paulocesarsc
T: @espacodopc