Sérgio Guimarães quer convocar Dive para apresentar cenário da dengue em SC
O deputado Sérgio Guimarães (União) protocolou um requerimento convidando o diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), João Augusto Brancher Fuck, para apresentar o plano de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, no estado. O documento será analisado pelo plenário da Assembleia Legislativa nesta semana, durante sessão ordinária.
De acordo com o parlamentar, os dados têm preocupado, em especial, o fato do calor excessivo que atingiu o estado recentemente e que aumenta o risco de proliferação do inseto. Isso faz com que alguns setores ampliem o mapa de atenção. “A dengue é um assunto sério, temos casos confirmados e a doença se não tratada adequadamente, pode levar à morte.”
Os números mais atuais apontam 11 mil casos prováveis, com uma morte em investigação e seis confirmadas. Os dados são do Ministério da Saúde. Já em Palhoça, cidade em que Sérgio Guimarães reside, os números também chamam atenção. Até janeiro, a secretaria de saúde contabilizou 102 focos, com 11 pacientes confirmados e 215 suspeitas em fase de investigação. “Cada um precisa fazer sua parte, evitar contaminações e não adianta um morador cuidar dos vasos com as plantas, evitar água parada se o vizinho deixa áreas com risco de contaminação e proliferação do aedes aegypti.”
Guimarães também reforçou que o convite ao diretor é uma forma de colocar a Assembleia Legislativa no campo das discussões sobre o tema, mas também como peça fundamental na busca por mecanismos legais para amparar ações de prevenção. De acordo com o deputado, que integra a Comissão de Saúde, outra preocupação é que os catarinenses não receberam doses da vacina contra a dengue, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. A Dive emitiu nota informando que a decisão foi do órgão federal amparado em algumas diretrizes definidas pelo governo federal.
Paulo Cesar Santos
Jornalista
MTE/SC 05812 - JP
48 98489 0880
I: @paulocesarsc
T: @espacodopc