Sérgio Guimarães cobra de ministro dos Transportes túnel no Morro dos Cavalos
Durante visita do ministro dos Transportes, Renan Filho, a Santa Catarina, o deputado Sergio Guimarães (União) cobrou o túnel para resolver problemas no Morro dos Cavalos, em Palhoça. O local foi cenário de desastre climático no sábado (13) que deixou a BR-101 totalmente bloqueada até o início desta semana. Guimarães levantou a bandeira e se comprometeu a buscar apoio para que essa obra seja realizada o mais breve possível.
Nesta quarta-feira (17), o parlamentar esteve na sede da empresa concessionária que tem responsabilidade sobre o trecho na rodovia federal. Na ocasião, Sérgio Guimarães recebeu a informação do diretor superintendente, César Sass, de que um túnel naquela área não está previsto no contrato de concessão.
Diante da negativa, o deputado catarinense aproveitou a presença do ministro para ressaltar o episódio registrado no Estado que interrompeu o fluxo por mais de três dias, prejudicando não só a economia de Santa Catarina, mas de estados vizinhos como Paraná e Rio Grande do Sul, gerando problemas ainda para países como Argentina e Uruguai, que utilizam a BR-101 para transporte de cargas. “Não dá mais para conviver com essa situação, que se repete a cada temporal que atinge a região e o problema não é de hoje, são décadas de espera por solução.”
O ministro dos Transportes, que veio para a inauguração de um centro de apoio a motoristas na mesma cidade em que usuários da BR-101 ficaram mais de 36 horas sem poder seguir ou voltar, confirmou ao deputado que o governo federal vai estudar a construção do túnel. "A otimização dos contratos a gente precisa tentar fazer esse ano, mas serão feitas com o volume de recursos viabilizados pela otimização dentro do prazo e da execução dos projetos e das licenças ambientais”, explicou.
O ministro ressaltou ainda que as licenças não são os maiores desafios, mas sim a liberação de recursos para executar a obra. Sérgio Guimarães reforça que vai dar início a uma grande campanha para que esse túnel não caia no esquecimento, como já ocorreu no passado. “Vou esgotar todas as as possibilidades para garantir que motoristas que trafegam pela BR-101, em Palhoça, minha cidade, não fiquem reféns da falta de empatia e investimentos públicos.”