Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/07/2016 - 09h01min

Secretário prestará esclarecimentos sobre carreira dos professores

Imprimir Enviar
Deschamps deve comparecer à Alesc no dia 26 de julho para atender convocação feita por Luciane Carminatti, aprovada por unanimidade em plenário

O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, prestará esclarecimentos sobre problemas decorrentes do plano de carreira e salários dos professores da rede estadual na próxima terça-feira (26), no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A convocação foi feita pela deputada Luciane Carminatti (PT), vice-presidente da Comissão de Educação da Alesc, e aprovada por unanimidade em plenário no dia 21 de junho. 

Deschamps já havia sido convocado para falar à Comissão de Educação em abril, também por requerimento da deputada Luciane. Mas passados meses, a visita não chegou a ocorrer, e a deputada resolveu levar a solicitação ao plenário. "Antes o debate seria com os membros da comissão. Agora, os esclarecimentos serão dados aos 40 deputados da Casa. Caso o secretário não compareça e não remarque a data, pode inclusive sofrer processo por improbidade administrativa, como prevê a nossa constituição estadual", explicou.

Segundo Luciane, os professores se posicionaram contra o plano aprovado em dezembro do ano passado e, mesmo assim, “não imaginavam um impacto tão rápido”. Ela ressaltou que vem sendo procurada por inúmeros professores desde então. "Todos estão com os salários congelados, e há casos até de perdas na remuneração. Professores de todas as regiões do Estado me mandam mensagens com dúvidas ou preocupações a respeito do plano de carreira."

De acordo com a parlamentar, uma das críticas mais frequentes é a incorporação de benefícios ao salário “comum” – um artifício que permite ao Estado ignorar aumentos no âmbito nacional, por exemplo, sob o argumento de já pagar acima do piso. "Quando o docente vê o seu ofício repetidamente atacado e menosprezado pelo poder público, perde a motivação e deixa de se qualificar, ou então começa a buscar outros caminhos para seu desenvolvimento pessoal, incluindo a iniciativa privada ou até outra profissão", lamentou Luciane.

Convocação de Eduardo Deschamps sobre Plano de Carreira do Magistério:
Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Florianópolis
Data: 26 de julho (terça-feira)
Horário: 15h

Gabriel Rosa
Jornalista - (48) 9159-7204
Gabinete da deputada Luciane Carminatti (PT/SC)

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar