Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/04/2023 - 17h22min

Sargento Garcia, policial com mais tempo de trabalho na Alesc, é homenageado

Imprimir Enviar
Deputado concedeu moção de aplauso ao 3º sargento Garcia FOTO: Ascom deputado Jair Miotto

Através de proposição do deputado Jair Miotto (União), a Assembleia Legislativa concedeu moção de aplauso e reconhecimento ao 3º sargento Carlos Roberto Garcia, pelos mais de 27 anos de serviços prestados na Alesc. A moção, lida e aprovada durante sessão ordinária desta terça-feira (25), foi proposta em celebração ao Dia do Policial Civil e Militar, comemorado em 21 de abril.

O deputado Miotto falou da importância do trabalho prestado pelo sargento Garcia na Alesc e, em nome do sargento, agradeceu todos os profissionais da segurança que atuam na Alesc. “Sem dúvidas, esta é uma homenagem justa e meritória. Um ser humano ímpar, um profissional justo e exemplar. Dentro da segurança da Casa é destaque por sua dedicação e carisma, o que pode ser comprovado diante de sua popularidade. Sempre com sorriso largo, recebe a todos igualmente, trazendo segurança aos que passam pela Casa do Povo. Parabéns, seu trabalho e de seus colegas é fundamental para o bom funcionamento da Assembleia Legislativa”, justifica o deputado.

O parlamentar destaca também a importância de cuidar da saúde física, mental e emocional dos profissionais que atuam na área da segurança pública e reconhecer que o trabalho desenvolvido pela classe é indispensável. “São profissionais que ao proporcionar segurança para o próximo, colocam a própria vida em risco. Eles vivem sob tensão. Além do lado profissional, estes policiais também têm uma rotina pessoal, com família, amigos e atividades rotineiras. Seres humanos que precisam de atenção e apoio para que haja uma relação saudável entre a vida profissional e pessoal”, ressaltou o deputado, que lamentou a perda repentina de dois jovens policias militares dos municípios de Joinville e Jaraguá do Sul.

Sargento Garcia
Natural de Florianópolis, manézinho morador do Ribeirão da Ilha, o sargento Garcia é conhecido por seu carisma, comprometimento e responsabilidade. Iniciou a carreira na Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PMSC) em 1984. Após a formação no curso de soldado, atuou no operacional da corporação da PMSC durante cinco anos.

Posteriormente, prestou apoio à segurança da guarda do Museu Cruz e Souza, em Florianópolis, onde ficou até 1994. Logo após, foi transferido para a Alesc. Na instituição, atuou até ingressar na reserva remunerada, em 2015. No mesmo ano, retornou para a Alesc através do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP). Na Casa, atua até os dias de hoje. “Durante minha carreira profissional, sempre busquei ser justo, tratando todos com igualdade, sem distinção de cor ou classe social. Fazendo um bom trabalho, ganho como profissional, mas quem ganha também é toda a Casa Militar da Alesc”, diz o sargento.

Hoje, aos 58 anos, o sargento recorda de momentos tensos vivenciados em seus mais de 27 anos de atuação na Alesc. “Nossa missão é garantir a segurança dentro do Palácio Barriga Verde. Nestes anos de trabalho, muitos momentos tensos ocorreram. Recordo de uma sessão, quando se debatia sobre a carreira dos professores do Estado. O cenário requisitou muita cautela e uma atuação ostensiva e inteligente, pois estávamos tratando de um grupo de trabalhadores com idades distintas, desde mais jovens até mais idosos. Até mesmo o Batalhão de Polícia de Choque da PM precisou ser acionado para apoio. Mas, graças a Deus, e ao corpo de policiais preparados, a situação foi contida”, recorda o sargento.

Casa Militar
De acordo com o coordenador da Casa Militar da Alesc, subtenente Luis Fernando Costa, atualmente o corpo é formado por 100 policiais (31 na ativa e 69 no CTISP), tendo uma vaga em aberto. Vinculada ao gabinete da Presidência da Alesc, a Casa Militar desenvolve atividades, como o policiamento ostensivo de guarda do Palácio Barriga Verde, proteção do presidente, dos parlamentares, dos servidores e do público em geral, controle de acessos e estacionamento, entre outras ações.

O subtenente Costa, que há 12 anos atua na Alesc, fala com admiração do colega, sargento Garcia. “Podemos dizer que o sargento Garcia é um dos policiais mais conhecidos e com mais tempo de atuação na Alesc. É reconhecido pelo trato humanitário que tem com todos, sempre com muita alegria, respeito e responsabilidade. Sargento Garcia é um patrimônio do poder legislativo catarinense”, parabeniza o subtenente Costa.

 

Acompanhe Jair Miotto


Jair Miotto
Voltar