Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/06/2014 - 16h04min

Saretta solicita mais recursos para segurança e contratação de policiais

Imprimir Enviar

Contraste entre número de boletins de ocorrência e número de policiais compondo o efetivo em Santa Catarina é um dos principais pontos destacados pelo parlamentar

O deputado Neodi Saretta (PT) voltou a apelar durante sessão plenária, nesta quarta-feira (26),  para que o Governo do Estado destine mais recursos para a segurança pública e contrate mais policiais civis e militares. Segundo ele, o número de roubos e homicídios vem em curva crescente. Os roubos aumentaram de 2,04 ocorrências por mil habitantes em 2010 para 2,19 em 2012. A taxa de homicídios cresceu de 101,7 por mil habitantes 12 por mil habitantes. Já o número de policiais militares caiu 2,05 por mil habitantes em 2006 para 1,69 em 2013.

O deputado frisou que o tema é recorrente e os anúncios de novos concursos e policiais contratados não repõem os efetivos que estão saindo, seja por que se aposentam, tiram licença, pedem desligamentos ou vêm a falecer.

Saretta citou também matéria jornalística publicada hoje, quarta-feira (26) , que destaca problemas enfrentados pelas policias civil e militar. Os órgãos de segurança de Santa Catarina ainda utilizam  um precário serviço de radio analógico implantado há 12 anos. Segundo a reportagem, o governo catarinense não possui um sistema próprio de radiocomunicação e tampouco atende a recomendação da Anatel, que desde 2010 sugere que os sistemas analógicos migrem para o digital.

"Enquanto a gente vê claramente o aumento no número de ocorrências, o número de policiais por habitante vem decaindo constantemente desde 2006. Isso é um grave sinal de falta de investimento na nossa segurança. Os dados demonstram a redução do efetivo e da infraestrutura na segurança. Recebemos diariamente pedidos de municípios que estão sofrendo muito com a falta de policiais e algo precisa ser feito. Espero que o governo tenha isso em mente ao planejar o orçamento para 2015.”, lamentou Saretta.

 

Em anexo: Dados apresentados pelo parlamentar durante sessão plenária desta quarta-feira

 

Assessoria de Imprensa - Deputado Neodi Saretta (PT)

Adrieli L. Cecon - Assessora de Imprensa

Telefone: (48) 3221 2665 - 9984 1754

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar