Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/06/2014 - 13h16min

Saretta pede revogação de portaria que limita mamografia

Imprimir Enviar

A moção do deputado Neodi Saretta (PT) solicitando a revogação do artigo 2º, da Portaria 1.253/2013, que exclui o direito à mamografia bilateral (nas duas mamas) para mulheres de até 49 anos e limita o exame a pessoas entre 50 e 69 anos, foi aprovada na manhã de hoje (12) no Plenário da Assembleia Legislativa. “Não há como selecionar um dos lados a examinar já que a lesão procurada, muitas vezes, não é percebida somente através do toque”, justifica o deputado.

Saretta aproveitou o Dia dos Namorados para pedir este presente ao Ministério da Saúde às mulheres brasileiras, baseado na Lei 11.664/2008, que estabelece que o SUS deve assegurar a mamografia para todas a partir dos 40 anos. “O câncer de mama é a principal causa da morte por câncer em mulheres, no Brasil, e o segundo mais frequente no mundo”, argumenta.

O deputado comemorou o retorno das marcações de retorno de consultas através do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Desde fevereiro deste ano, a Secretaria de Estado de Saúde passou a exigir a presença do paciente do interior ou de algum parente em Florianópolis, que pegavam filas para remarcar as consultas. A medida aboliu a possibilidade do agendamento online, anteriormente feito pela unidade de saúde mais próxima da pessoa que está tratamento de saúde. Desde então, Neodi Saretta vinha pleiteando a volta do Sisreg.

Ainda na área da saúde, Saretta Estamos mencionou os dez anos da criação do Brasil Sorridente, programa do SUS que oferece atendimento dentário gratuito à população. “Antes de o Brasil Sorridente ser criado pelo presidente Lula, em 2004, praticamente não havia atendimento dentário no SUS. E o pouco que existia funcionava precariamente”, disse. Segundo ele, hoje a situação mudou e mencionou que, quando prefeito de Concórdia, foi um dos primeiros a instalar um Centro de Especialidades Odontológicas.

Hoje, o Brasil tem 1.013 Centros de Especialidades Odontológicas do Brasil Sorridente, e mais 23.100 equipes de saúde bucal trabalhando nos postos de saúde. Em Santa Catarina são 43 Centros e 925 equipes.

 


Assessoria de Imprensa - Deputado Neodi Saretta (PT)

Adrieli L. Cecon - Assessora de Imprensa

Telefone: (48) 3221 2665 - 9984 1754

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar