Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/03/2014 - 17h52min

Saretta participa de debate a respeito do uso do amianto

Assembleia Legislativa foi palco de audiência pública que debateu o uso do amianto no Brasil e no Estado de Santa Catarina
Imprimir Enviar

O deputado Neodi Saretta (PT) participou na tarde desta segunda-feira (31) de audiência pública realizada no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa. No ato, o parlamantar que é Líder da Bancada do PT e também Presidente da Frente Parlamentar da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, também representou o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Joares Ponticelli (PP).

Durante a abertura dos trabalhos Saretta destacou que este é o momento para se debater a questão da produção, comercialização e uso do amianto.  "Sabemos que este tema levanta debates e é para isso que audiências públicas como esta são realizadas, para que se ache um denominador comum sobre essa questão da proibição do uso do amianto", destaca o parlamentar.

A discussão foi proposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público Federal (MPF) para discutir os efeitos à saúde provocados pela exposição ao amianto ou a produtos que o contenham e as obrigações legais decorrentes do aproveitamento econômico dessa fibra natural.

O Amianto é utilizado em quase 3.000 produtos industriais, entre eles: telhas, caixas d'água, pastilhas e lonas para freios. A fibra é considerada cancerígena pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e já foi banida em 66 países ao redor do globo.

Atualmente o Brasil ocupa a terceira posição no BRIC ( grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China), no que diz respeito a produção e exportação de amianto
No Brasil alguns estados, como Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Mato Grosso, já aprovaram leis de banimento ao amianto e estas já se encontram em vigor.


Assessoria de Imprensa – Deputado Neodi Saretta (PT)
Adrieli L. Cecon - Assessora de Imprensa
Telefone: (48) 3221 2665 - 9984 1754

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar