Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/05/2023 - 17h30min

Saretta diz que superlotação de UTIs é histórica e defende ampliação permanente

Imprimir Enviar
O deputado Neodi Saretta, durante pronunciamento na tribuna da Alesc
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O deputado Neodi Saretta fez um apelo ao governo do Estado e aos municípios para que credenciem leitos de UTI de forma emergencial para amenizar o problema de superlotação nos hospitais. Segundo ele, este problema é histórico, não é de agora e não vem da crise respiratória do momento.

Para resolver o problema de forma permanente e estrutural, o parlamentar defendeu a ampliação de leitos de UTIs de forma planejada. “Porque sempre vamos precisar. Quando passar a crise respiratória, continua a crise das filas das cirurgias e não sai cirurgia eletiva se não tiver leito de UTI, mesmo para aquelas em que em princípio não precisam, mas que podem necessitar caso haja alguma intercorrência.”

Praticamente todos os leitos estão ocupados em Santa Catarina. Onde não está em 100%, está em 98%, 97%. Se considerar os leitos pediátricos, a defasagem é ainda maior. “No estado de emergência há ações emergenciais, como credenciar leitos de hospitais com equipamentos usados na pandemia. Municípios também podem credenciar”, disse.

O deputado já trouxe, em falas anteriores, dados da Sociedade Brasileira de Pediatria que recomenda quatro leitos por mil nascidos vivos, mas SC ainda segue o padrão de dois leitos.

Saretta salientou que desde a pandemia da Covid-19, quando as unidades de UTI do Brasil inteiro entraram em colapso e o número de leitos em SC foram ampliados de modo emergencial, defendeu que estas vagas não fossem descredenciadas. “Infelizmente a grande maioria foi desativada e voltamos ao número que não atende à necessidade.”

Ele deu o exemplo da região do Meio Oeste, que pega desde o Baixo Vale do Rio do Peixe, Capinzal, Joaçaba, Videira, Caçador, todo este eixo não tem um leito de UTI neonatal, dependem de hospitais de Concórdia ou Curitibanos, onde fazem um bom trabalho, mas que não têm condições de atender toda a região.”

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar