Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/04/2025 - 17h40min

Saretta anuncia audiência pública para debater Segurança e Saúde no Trabalho

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

O deputado Neodi Saretta (PT) anunciou nesta terça-feira (22), na tribuna da Assembleia Legislativa, que será realizada uma audiência pública no próximo dia 28 de abril, na Alesc, para debater e encaminhar as questões relacionadas ao Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças. “Será um dia de reflexão, de compromisso e, acima de tudo, de respeito à vida.”

A realização desta audiência é uma promoção da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alesc), da qual Saretta é presidente, juntamente com diversas entidades de trabalhadores, como a Fetiesc (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias) e com o apoio da CGT (central dos Trabalhadores), UGT (União geral dos Trabalhadores), Força Sindical, Movida e Nova Central Sindical.

O deputado salientou que a data de 28 de abril foi escolhida por ser celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e também o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

“Duas ocasiões que nos lembram do preço alto que ainda se paga pela negligência e pela falta de proteção no ambiente laboral. A fiscalização, o uso correto de equipamentos de proteção e a conscientização são fundamentais para a prevenção”, disse.

Quatro ocorrências por hora
Segundo o deputado Saretta, Santa Catarina tem sido palco de números preocupantes. Nos últimos anos, milhares de trabalhadores saíram de casa e não voltaram ou voltaram com problemas relacionados à saúde em função de acidentes.

De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, em 2024 foram registrados 37 mil acidentes de trabalho no estado, uma média assustadora de quatro ocorrências por hora. Embora tenha havido uma queda de 13% em relação ao ano anterior, o número ainda assusta.

“Além disso, 186 trabalhadores perderam a vida. Pais, mães, filhos, amigos que tinham sonhos, histórias e que partiram cedo demais.”

O deputado lembrou que esses números representam apenas os casos notificados e destacou que a realidade é ainda mais dura, pois muitos acidentes e doenças do trabalho não entram nas estatísticas oficiais. “Isso ocorre com frequência em setores como a agricultura, onde a informalidade e a falta de fiscalização dificultam ou impedem a notificação correta dos casos.”

Para o parlamentar, é preciso mecanismos mais eficazes para garantir que cada ocorrência seja registrada e acompanhada, para que medidas de prevenção sejam de fato efetivas.

Transtornos mentais
O deputado Neodi Saretta alertou que há uma epidemia silenciosa destruindo vidas: as doenças ocupacionais. Lesões por esforço repetitivo, problemas respiratórios e, especialmente, transtornos mentais. “E aí que os números se tornam ainda mais alarmantes.”

Santa Catarina, apesar de ser apenas o 10º estado mais populoso do Brasil, ocupa a quarta posição no ranking de afastamentos por questões de saúde mental. Segundo o Ministério da Previdência Social, em 2024 foram 16 mil afastamentos por ansiedade e depressão. No ano passado, mais de 33 mil trabalhadores precisaram de licenças médicas por sofrimento psíquico.

“Esta audiência, portanto, é muito importante para trazer às claras estes números, para determinar ações e metas a fim de evitar esta grande quantidade de acidentes e de doenças ocasionadas em função do trabalho. Nenhum trabalhador deve ter sua saúde ou sua vida comprometida por exercer sua profissão. Que essa data seja um marco para mudanças reais”, salientou.

 

 


Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar