Reforço na segurança no entorno de escolas públicas e privadas é tema de projeto de lei
Proposta do deputado Sérgio Guimarães quer cercas elétricas, ofendículos e muros mais altos
Durante sessão na Assembleia Legislativa, o deputado Sérgio Guimarães (União) apresentou o projeto de lei que pretende reforçar a segurança em unidades de ensino público e privado em Santa Catarina.
A proposta legislativa exige que escolas públicas e privadas ampliem o sistema de segurança nas unidades. O texto prevê que os muros no entorno sejam de, no mínimo, dois metros de altura e sejam inseridos ofendículos (espetos), arames farpados, concertinas e cercas elétricas.
A medida vale para todas as escolas desde a educação infantil, ensinos fundamental, médio e superior. Para o parlamentar, é importante que se desenvolvam ações para reduzir os riscos às crianças, professores e funcionários de casos como o registrado em 2021, em Saudades, no Oeste de Santa Catarina e o mais recente, em Blumenau, no Vale do Itajaí, que vitimou quatro crianças.
Guimarães lembrou que está apenas há dois meses no Parlamento catarinense e que sempre demonstrou preocupação com a segurança das escolas. “Faço um apelo ao governo para que nós possamos cercar de todas as maneiras e que nossas crianças, pais e professores tenham segurança no ambiente escolar.”
Outro projeto de lei de autoria de Sérgio Guimarães diz respeito à instalação de detectores de metais em todas as escolas catarinenses. A matéria deve ir à votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na próxima terça-feira (11). A matéria também oferece segurança às unidades de ensino e a quem utiliza os espaços públicos da área de educação em Santa Catarina.
Paulo Cesar Santos
Jornalista
MTE/SC 05812 - JP
48 98489 0880
I: @paulocesarsc
T: @espacodopc