Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/09/2014 - 17h49min

Reconhecimento para os profissionais farmacêuticos

Imprimir Enviar
FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

Foi aprovada a redação final, durante sessão plenária desta quarta-feira(03), do Projeto de lei 86/2014, que regulamenta o funcionamento das farmácias. O deputado Neodi Saretta (PT), um dos autores do projeto, destaca que um dos pontos mais relevantes da matéria refere-se à aplicação de vacinas. Estas só poderão ser efetuadas mediante prescrição médica e responsabilidade técnica do farmacêutico. "Neste caso, o estabelecimento precisa apresentar autorização da vigilância sanitária e epidemiológica, devendo a autorização estar inscrita e explicitada no alvará sanitário", explica.
A profissão farmacêutica no Brasil foi aprovada pelo Decreto 20.377/1931, que estabeleceu as atividades destes profissionais. No entanto, tais serviços e funções não são claramente especificados pelas normativas inerentes ao assunto, motivo pelo qual surgiu a necessidade de que tal delimitação seja esclarecida.
Saretta ainda ressalta que o projeto busca garantir que a atuação do farmacêutico, estabelecida pelo Conselho Federal de Farmácia, não seja confundida com a de outros profissionais da área da saúde e seja mais respeitada. Além da autorização da prestação de diversos serviços, como nebulização, acompanhamento farmacoterapêutico, medição de pressão, temperatura corporal, glicemia entre outros, o projeto dispõe também sobre comércio, manipulação e exposição de produtos.
"Com este projeto, conseguimos auxiliar o trabalho do CRF/SC, Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, do Sindicato dos Farmacêuticos/SC, Fenafar, entre outras entidades ligadas ao setor", resume Saretta.

 

Assessoria de Imprensa - Deputado Neodi Saretta (PT)

Adrieli L. Cecon - Assessora de Imprensa

Telefone: (48) 3221 2665 - 9984 1754

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar