Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/04/2023 - 17h40min

Quilombo busca apoio para pavimentação asfáltica do acesso às Cataratas do Salto Saudades

Imprimir Enviar
Secretário Comper, prefeito Pariz, deputado Miotto e secretário Neiva FOTO: Ascom deputado Jair Miotto

Na manhã desta terça-feira (11) o deputado Jair Miotto (União) acompanhou o prefeito de Quilombo, Silvano de Pariz, em uma reunião na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, em Florianópolis. Na ocasião, se reuniu com o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, e com o secretário de Estado de Turismo, Evandro Neiva, para tratar sobre o projeto de estruturação turística das Cataratas do Salto Saudades, no Rio Chapecó, em Quilombo.

De acordo com o prefeito, as Cataratas do Salto Saudades se tornaram um ponto turístico, atraindo muitos visitantes para o município de Quilombo. “Nossas cataratas são comparadas com as Cataratas do Iguaçu, mas o local precisa de melhorias na infraestrutura. Hoje, juntamente com o deputado Miotto, buscamos apoio para que seja viabilizada a obra de pavimentação asfáltica ao acesso às cataratas.”

O projeto prevê a pavimentação inicia na comunidade Linha Salto Saudades e vai até as cataratas do Salto Saudades. De acordo com o secretário de Transportes e Obras de Quilombo, Nereu Lima, o orçamento da obra ficou estimado em aproximadamente R$ 3,3 milhões para pavimentação de 1,7 quilômetro.

O prefeito Pariz destaca que, atualmente, o acesso ao local é realizado através de uma estrada de revestimento primário, a popular estrada de chão. “O projeto de pavimentação também contempla iluminação, pois no entorno da pista há carência de iluminação para os moradores locais. A administração tem a pretensão de instalar um hotel nas proximidades, então, a pavimentação se faz ainda mais fundamental."

Em média, cerca de 1.200 turistas visitam as cataratas por semana. “Mas, em dias de chuva, em que as águas sobem, já chegamos a receber 3.600 visitantes em uma semana”, destaca o prefeito. Segundo ele, atualmente, a estrutura local das cataratas já conta com uma passarela, com guarda-corpo recém reformado, que vai até próximo as quedas d’água. “Um centro comercial está em fase de conclusão. No local, irá ocorrer o comércio de produtos da agricultura familiar. O parque conta, ainda, com um belo paisagismo. Essa estrutura faz parte da rota turística de Quilombo e só temos a melhorar”, retrata o prefeito.

O deputado Miotto fala sobre o potencial turístico do estado catarinense. “Nosso estado é abençoado com belezas naturais que atraem turistas de diversas localidades e geram desenvolvimento da economia. Precisamos apoiar o turismo desde o litoral até o interior do estado. Na reunião de hoje na Infraestrutura, um importante projeto que irá fomentar o turismo na região de Quilombo foi discutido.”

O secretário Comper recebeu as reivindicações e solicitou o envio de ofício e do projeto de pavimentação do acesso às Cataratas do Salto Saudades. “O governo do Estado busca a valorização do turismo, um importante setor de Santa Catarina. Com os dados sobre a obra em Quilombo, juntamente com o deputado Miotto, iremos levar o projeto ao governador para que seja apreciado”, conclui o secretário.

Violência nas escolas
Durante a manhã, o deputado Miotto também participou de reunião de líderes das bancadas partidárias da Assembleia Legislativa. “Durante a reunião, debatemos sobre a criação de um comitê, um grupo de trabalho para unir todos os projetos de iniciativa dos deputados estaduais, voltados para a segurança nas escolas, organizando um projeto conjunto, em nome da Alesc. Será dada prioridade aos projetos que já podem ser aplicados imediatamente, para que sejam encaminhas para apreciação do governo do Estado. Iniciativas de curto, médio e longo prazo para contribuir com a segurança nas escolas”, explica o deputado.

O parlamentar é autor do Projeto de Lei (PL) 422/2019 que visa inibir, coibir e prevenir a violência no ambiente escolar, através da instalação obrigatória de câmeras de segurança nas creches e escolas públicas estaduais de Santa Catarina. “O projeto foi aprovado por unanimidade na Alesc. Esperamos que seja aprovado, também, pelo governo do Estado e se torne uma lei catarinense. Bancos, lotéricas, estádios, mercados possuem câmeras. Por que nas escolas estes equipamentos não são obrigatórios? É lá que estão nossos bens mais preciosos, nossos filhos”, finaliza o deputado.

 

Acompanhe Jair Miotto


Jair Miotto
Voltar