Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/04/2014 - 17h01min

“PT faz parte da luta histórica dos trabalhadores”, afirma Ana Paula

Imprimir Enviar

“O Dia do Trabalhador é um dia especial para o Partido dos Trabalhadores que há 34 anos  luta pela melhoria de vida dos brasileiros por meio da garantia dos direitos, contra os preconceitos e pela valorização da vida de todos os trabalhadores”, enfatizou a deputada estadual Ana Paula Lima (PT) no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Lembrou a parlamentar que nos 11 anos de governo do PT foram muitos os avanços, especialmente com a valorização do salário mínimo e a geração de milhões de empregos, no entanto é preciso avançar nas conquistas. Entre elas, cita a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais.
“Ao longo dos últimos anos, os trabalhadores contribuíram para construção de uma  alternativa ao projeto neoliberal que estava em curso com a eleição de Lula e, posteriormente, da presidenta Dilma Rousseff”, disse a parlamentar.

Avanços
Durante os governos petistas os trabalhadores passaram a ganhar mais com a valorização do salário mínimo. Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos  (Dieese), o atual salário de R$724 acumula ganho real de 75,49% desde 2002.
Critica Ana Paula que os economistas ligados ao PSDB têm criticado a política de aumento real do salário mínimo. “Seu candidato à presidência tem dito aos empresários que irá mudar a política de reajuste do salário mínimo, hoje vinculada à inflação e ao crescimento econômico do país”, destacou.
Além do aumento substancial no salário mínimo, no período foi registrado crescimento de empregos com carteira assinada. Foram gerados mais de 20 milhões de empregos formais.  “Adiciona-se ainda outras políticas implementadas, a exemplo, do Programa Minha Casa, Minha Vida que proporciona aos trabalhadores a chance de ter a casa própria”, frisou.
Na terceira fase do programa estão previstos a construção de 3 milhões de moradias, que somadas as duas etapas anteriores, o país deve chegar a 2018 tendo construído quase seis milhões de residências.
“É importante refletir à véspera do Dia do Trabalhador sobre as conquistas e as lutas que temos pela frente. Parabenizo as organizações dos trabalhadores, as centrais sindicais e aos movimentos sociais que lutam pelo direito e qualidade de vida para que os trabalhadores possam viver com dignidade”, concluiu a parlamentar.
 

Fonte: Deputada Ana Paula Lima (48) 3221-2680

Texto: Assessoria Coletiva

Voltar