Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/03/2020 - 18h10min

Projeto obriga reeducação de autores de violência contra as mulheres

Imprimir Enviar
Deputada Anna Carolina
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Proposta foi protocolada pela deputada Anna Carolina (PSDB)

Já está em tramitação na Assembleia Legislativa o projeto de lei que estabelece que entre as medidas protetivas às mulheres vítimas de violência conste que o agressor terá que frequentar grupos de reeducação e reabilitação com acompanhamento psicossocial.  “Hoje a estatística é de que 70% dos homens que praticam violência contra as mulheres são reincidentes”.

A deputada defende que a reeducação do agressor precisar constar entre as  primeiras medidas impostas, no início do ciclo de violência. “O feminicídio é o ápice de um relacionamento abusivo, violento.  Há uma escalda da violência. Começa com a  violência verbal, violência psicológica, e vai evoluindo até a violência física. Não se pode esperar pela tragédia.  Entre as medidas protetivas à vítima de violência, com a  ordem judicial para que o agressor não possa se aproximar, deve ser imposto a participação dele em grupos de reflexão para sua reabilitação social”. A constituição de centros de educação e de reabilitação para agressores, já está prevista na Lei Maria da Penha.

Se a proposta for aprovada a regulamentação da Política Estadual de Reeducação de Homens Autores de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher ficará a cargo do Governo do Estado, que definirá como serão constituídos os “Grupos Reflexivos”. A iniciativa já é uma realidade em vários locais, inclusive em Santa Catarina em algumas comarcas. “Queremos isso como política pública universal no Estado. Onde o agressor passa por esse processo de reeducação os índices de reincidência caíram de 70% para 2%”, argumenta a deputada Anna Carolina.

 

Assessoria de Comunicação

Deputada Anna Carolina Martins (PSDB)

Fone/Whatsapp: (48) 991278540

Voltar