Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
18:30

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/04/2024 - 10h46min

Projeto de Sérgio Guimarães quer que Estado invista no atendimento de autistas

Imprimir Enviar
Deputado Sérgio Guimarães (União)
FOTO: Giovanni Kalabaide

Proposta legislativa do deputado estadual Sérgio Guimarães (União) prevê a criação de um fundo específico para a pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Dentre os objetivos da iniciativa, está a estruturação de centros de estimulação e reabilitação em transtorno do espectro autista em todo território catarinense. A intenção é que seja disponibilizado um serviço com quadro multifuncional. Entre os profissionais previstos estão terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, educadores físicos, psicopedagogos, assistentes sociais, nutricionistas e neuropediatra.

De acordo com Guimarães, hoje, os pais enfrentam dificuldade em arcar com consulta de neuropediatria e, para piorar a situação, muitos não têm nem condições de pagar uma consulta. O valor pode chegar a R$ 800. Por isso o parlamentar defende a proposta como forma de ofertar o serviço com mais facilidade para pais de autistas.

“Precisamos encontrar meios de ajudar essas pessoas e se utilizar do fundo para atender eles (autistas) com mais dignidade, vamos manter nossa proposta”, ressaltou.

Guimarães destaca ainda que a nova proposta reforça a legislação já existente e que torna o atestado de autistas vitalício. O deputado também lembrou que Santa Catarina já avançou em direitos, mas precisa construir novos caminhos jurídicos que deem segurança aos pais de quem vive com o transtorno.

Sérgio Guimarães também quer promover uma audiência pública para discutir a negativa de planos de saúde em aceitar o prazo de validade vitalício de atestados sobre autismo. O requerimento do parlamentar foi aprovado por unanimidade na Comissão de Saúde, nesta quarta-feira (3). O evento deverá ser realizado na Assembleia Legislativa, em data a ser definida.

Acompanhe Sérgio Guimarães


Sérgio Guimarães
Voltar