Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/02/2021 - 19h11min

Projeto de lei quer garantir professores vacinados para o retorno às aulas

Imprimir Enviar
Deputada Luciane Carminatti
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O projeto de lei para garantir a vacinação dos profissionais da educação antes do início deste ano letivo será discutido a partir desta semana na Alesc. Com o retorno das atividades legislativas, o PL 2/2021, apresentado pela bancada do PT, passa a ser prioridade para a deputada Luciane Carminatti (PT).

Professora e presidente da Comissão de Educação, ela ressalta que os professores já são considerados público prioritário no Plano Estadual de Imunização, mas alerta que a quarta fase da campanha é muito tardia. “Quase 20% da população catarinense será afetada pelo retorno às aulas presenciais neste mês de fevereiro. A exposição desse enorme contingente ao risco de contaminação pode ser muito minimizada se os professores forem vacinados agora”, defende a parlamentar.

Dados da secretaria estadual da Saúde indicam a necessidade de 122.788 mil doses para atender os professores em Santa Catarina, sem contar trabalhadores relacionados, como merendeiras e motoristas do transporte escolar, para os quais ainda não há estatística. 

Educação foi uma das mais afetadas pela pandemia
As atividades escolares estão entre as mais prejudicadas pela pandemia, com a interrupção das aulas presenciais por mais de oito meses e inúmeras barreiras impostas pelo ensino remoto, como a exclusão digital.

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicou quatro anos de regressão na educação brasileira como impacto da Covid-19. A simulação a partir de dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), identificou uma perda de até o equivalente ao retorno à proficiência brasileira na avaliação de quatro anos atrás (entre 2015 e 2017) em língua portuguesa e de três em matemática (2017) no Ensino Fundamental Anos Finais.

Em todo o país, órgãos e entidades estão mobilizados pela vacinação prioritária dos profissionais da Educação. “A estimativa é de 2 milhões de professores no Brasil. Nosso país já deu conta de vacinar 10 milhões de crianças por dia em outras campanhas. Ou seja, logística e condições tem, o que falta é empenho do governo”, destacou Luciane Carminatti.

Defendem a causa a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o Movimento Todos pela Educação, a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, entre outros.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI
Contato: (47) 99722-2019 / (48) 3221-2662
imprensa@lucianecarminatti.com.br

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar