Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/05/2016 - 15h19min

PL propõe que doadores sejam informados por celular quando seu sangue ajudou a salvar algum paciente

Imprimir Enviar
Deputado Jean Kuhlmann

As doações de sangue estão abaixo da demanda. Um problema generalizado nos hemocentros do Brasil e de Santa Catarina, mesmo com campanhas constantes em busca de doadores.
Buscando incentivar a prática, projeto de lei apresentado pelo deputado Jean Kuhlmann (PSD) propõe a utilização de mensagens de texto, via celular, para informar quando o sangue do doador ajudou algum paciente a sobreviver.
De acordo com o projeto, o Hemosc e os hemocentros devem enviar mensagens de texto para cada doador de sangue em forma de agradecimento, logo após ter sido realizado o procedimento da coleta de seu sangue; e quando o sangue coletado tenha sido utilizado para a sobrevivência e o restabelecimento da saúde de pacientes em procedimentos operatórios e de vítimas de acidentes.

Ainda segundo a proposta, as mensagens de texto serão enviadas por meio de SMS ou aplicativos de mensagens utilizados em smartphones, cabendo ao Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) a implantação de mecanismo a ser utilizado para o cadastramento dos doadores e para o envio das mensagens aos seus telefones.
Jean acredita que, com a aprovação do projeto, o poder público poderá mostrar a importância da doação no trabalho de salvar vidas, bem como criar um canal para manter contato com os doadores e incentivar novas doações.
"No Brasil, são coletadas 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano. Mas o ideal seriam 5,7 milhões de bolsas. Nesse sentido, a implantação do uso de mensagens de texto para mostrar quando o sangue do doador ajudou alguém a sobreviver tornar-se-ia um incentivo simples e de grande poder
motivacional", afirma o deputado.

 


Renê Müller
Assessoria de Imprensa do deputado Jean Kuhlmann
Contato: rene@deputadojean.com.br / (48) 3221-2704

Voltar