Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/04/2015 - 17h53min

Projeto de Jean Kuhlmann institui o Dia Estadual de Conscientização da Fibromialgia em SC

Imprimir Enviar
Deputado Jean Kuhlmann

Reconhecida como doença pela Organização Mundial da Saúde no ano de1992, a fibromialgia pode ser considerada uma doença relativamente nova. Hoje, entende-se que é uma condição que ocorre em 8% na população mundial, com maior incidência em mulheres. O fato de ser uma moléstia pouco conhecida, e que já é diagnosticada em percentual expressivo de pacientes, levou o deputado Jean Kuhlmann (PSD) a apresentar o projeto que institui o Dia Estadual de Conscientização da Fibromialgia em Santa Catarina.

Com a matéria aprovada, o dia 12 de maio será a data escolhida para debater os assuntos relacionados com a doença, promover a troca de experiências e informações sobre o assunto e abrir espaço para que os profissionais ligados à área da saúde apresentem novos estudos e pesquisas sobre o tema. A definição mais aceita explica a fibromialgia como uma dor generalizada, crônica, no sistema músculo-esquelético, devido a um transtorno do sistema nervoso central na percepção da dor. Entre os transtornos que comumente acompanham pacientes fibromiálgicos estão distúrbios do sono, disfunção cognitiva, síndrome da fadiga crônica, síndrome do cólon irritável ou bexiga irritável, cistite, disfunção da articulação da mandíbula e dor de cabeça.

"É fundamental a conscientização da população sobre esse mal. Muitas pessoas reclamam de seus sintomas, e sequer sabem o que afeta sua qualidade de vida. A boa compreensão da fibromialgia vai diminuir o sofrimento e trazer informação para milhares de pessoas que convivem com a doença", explica o deputado Jean Kuhlmann.

Renê Müller
Assessoria de Imprensa do deputado Jean Kuhlmann
Contato: rene@deputadojean.com.br / (48) 3221-2704

Voltar