Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/06/2015 - 11h18min

Procedimentos para registro de pássaros nativos em SC poderá ser facilitado

Imprimir Enviar
Deputado Aldo Schneider apoia grupo criado para tratar de questões relacionadas à criação de pássaros silvestres. FOTO: Divulgação

Um grupo de trabalho foi criado para facilitar o registro, participação em eventos, emissão de guias de trânsito (GTA) entre outros assuntos relacionados aos criadores de pássaros silvestres no estado de Santa Catarina. O grupo é liderado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) com apoio do vice-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) deputado Aldo Schneider (PMDB) e por representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc), e da Federação Ornitológica do Estado de Santa Catarina (FOC).

As dificuldades dos criadores de pássaros silvestres são muitas. Mas com a criação desse grupo de trabalho se pretende facilitar o registro, agilidade no atendimento aos criadores, obtenção de autorização para a realização de eventos com os pássaros, a exemplo de torneios. Para o deputado Aldo a criação de um grupo de trabalho facilitará a criação de animais silvestres no estado. "Queremos é a legalidade, regras claras, que não fiquem mudando a todo momento. Os criadores têm endereço, CPF, CNPJ, não agem na ilegalidade, pelo contrário. Queremos acabar com o tráfico de animais silvestres que não tem nada a ver com a criação desses animais. Isso tudo gera conhecimento genético diversificado e preservação de muitas espécies", comentou o deputado.

Esse grupo irá avaliar as questões básicas do setor, especialmente nas áreas de eventos com aglomeração de pássaros, relacionados aos aspectos ambientais e sanitários, a exemplo das exigências da Fatma e da Cidasc. Será discutido também uma maior agilidade no atendimento dos registros de criadores e seus pássaros, para facilitar a emissão de Guia de Trânsito (GTA) eletrônica por meio de pessoas habilitadas pela Cidasc, de associações de criadores de pássaros, responsáveis técnicos, entre outros. A primeira reunião do grupo de trabalho deverá ser realizada no decorrer do mês de junho em Florianópolis.


Ramiro Fernandes - Assessor de imprensa (SC 3075 JP)
Gabinete da vice-presidência - deputado Aldo Schneider
www.aldoschneider.com.br
Facebook : aldoschneider
Twitter : @aldoschneider
(47) 9608 0942
(48) 3221 2683

Voltar