Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/07/2014 - 15h41min

Plínio de Arruda Sampaio é homenageado pelo deputado Sargento Soares

Imprimir Enviar

O deputado Sargento Amauri Soares (PSOL) destacou o falecimento de Plínio de Arruda Sampaio, ex-deputado federal constituinte, considerado um "um dos maiores lutadores do povo brasileiro". "Ele foi um defensor do que existe de melhor em nossa Constituição, em defesa das causas sociais, da República e da democracia. Nesses aspectos tem também a digital de Plínio de Arruda Sampaio", afirmou, em pronunciamento no Plenário da Assembleia Legislativa. Vítima de câncer ósseo, Plínio estava internado há cerca de um mês no Hospital Sírio-Libanês. Segundo nota do hospital, o ex-deputado morreu  aos 83 anos em decorrência de falência de múltiplos órgãos e sistemas, às 16h45 dessa terça-feira (08/07).

A trajetória política de Plínio foi marcada pela manutenção de seus princípios e valores programáticos e éticos durante décadas de militância política, destacou Sargento Soares. "Até os 83 anos ele circulava o país apostando no fortalecimento das lutas populares  e na organização de um projeto alternativo de sociedade e acreditando na possibilidade real da classe trabalhadora se organizar e constituir uma nova realidade."

Militante há mais de cinco décadas, Plínio iniciou sua militância na Juventude Universitária Católica. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, foi promotor público.

Ainda na década de 60, já deputado pelo antigo PDC (Partido Democrata Cristão), foi relator do projeto de reforma agrária do governo de João Goulart e manteve luta incansável contra o latifúndio. Reeleito duas vezes deputado, teve o mandato cassado pelo Ato Institucional nº 1 (AI-1), em 9 de abril de 1964. "Plínio já era uma importante figura política antes do golpe", explicou o deputado Sargento Soares.

Exilou-se no Chile e nos Estados Unidos e voltou ao Brasil em 1976, no início do processo de reabertura política. Voltou ao Brasil em 1976, já com o objetivo de construir um partido socialista e no final da década de 70, participou intensamente da fundação do Partido dos Trabalhadores.

Plínio de Arruda Sampaio participou da campanha das "Diretas Já!". Elegeu-se deputado federal constituinte em 1986, quando defendeu uma reforma agrária que previa o fim dos latifúndios. Na Assembleia Nacional Constituinte, foi vice-líder do PT em 1987 e, em 1988. Atuou também como relator do capítulo sobre o Poder Judiciário.

           

Assessor de imprensa gabinete deputado Sargento Amauri Soares

Tel: (48) 3221-2640 e 9911-0272

Pronunciamento: http://youtu.be/dlXf3CiaJYI?t=4m41s

Voltar