Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/04/2023 - 07h13min

PL determina comunicação de registros de nascimentos sem identificação do pai

Imprimir Enviar
Foto: Projeto do deputado Jair Miotto começou a tramitar na Alesc. Crédito: Agência Alesc

Em SC, desde 2016, 45.680 nascidos não tiveram o nome do pai registrado

Números da Central de Informações do Registro Civil (CRC) Nacional revelam que, em Santa Catarina, entre 1º janeiro de 2016 e 14 de abril de 2023, dos 716.615 mil registros de nascimento, 45.680 não tiveram o nome do pai identificado, o que representa 6,3% do total de registros de nascimentos no Estado.

Para fazer frente a esse cenário, deu entrada na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), o Projeto de Lei (PL), de autoria do deputado estadual Jair Miotto (União Brasil). Segundo o parlamentar, a proposta determina que os cartórios comuniquem à Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina sobre registros de nascimento sem a identificação do nome do pai. “Com isso, haverá redução das demandas judiciais para reconhecimento de paternidade. Também pretendemos conscientizar a população sobre a importância da presença do pai no desenvolvimento das crianças e adolescentes”, justifica o deputado.

Ele acrescenta que, além disso, a proposição tem como objetivo proporcionar à Defensoria Pública uma via alternativa à judicial, facilitando o reconhecimento de paternidade e reduzindo a necessidade de judicialização do pedido para realização do exame. “É importante frisar que a medida está sendo adotada por outros estados e obteve resultados significativos”, acrescenta o deputado Miotto.

Os cartórios deverão enviar, mensalmente, para a Defensoria Pública, a relação dos registros de nascimento em que não conste a identificação de paternidade. Ainda, de acordo com o PL, a relação deve conter todos os dados informados no ato do registro de nascimento, inclusive o endereço da mãe do recém-nascido, seu número de telefone, caso possua, e o nome e o endereço do suposto pai, caso tenha sido indicado pela genitora na ocasião do registro. “A mãe também deve ser informada que tem o direito de indicar o suposto pai, e o direito de propor, em nome da criança, ação de investigação de paternidade visando à inclusão do nome do pai no registro civil de nascimento. Também tem o direito de procurar a Defensoria Pública para orientação jurídica referente à inclusão do pai no registro civil de nascimento”, esclarece o deputado Miotto.

Cenário em Santa catarina
Municípios catarinenses com mais pais ausentes nos registros (jan. de 2016 e abr. de 2023)

  • 1° Joinville: 3.221 registros com pais ausentes
  • 2º Chapecó: 3.101 registros com pais ausentes
  • 3º Lages: 2.878 registros com pais ausentes
  • 4º Florianópolis: 2.726 registros com pais ausentes
  • 5º Blumenau: 2.678 registros com pais ausentes

Municípios catarinenses com mais pais ausentes nos registros em 2023

De 1º janeiro a 14 abril de 2023, foram registrados 28.808 nascimentos em Santa Catarina. Destes, 1.387 o nome do pai estava ausente no registro, ou seja, 4,8%.

  • 1° Joinville: 115 registros com pais ausentes
  • 2º Florianópolis: 111 registros com pais ausentes
  • 3º Chapecó: 73 registros com pais ausentes
  • 4º São José: 68 registros com pais ausentes
  • 5º Blumenau: 63 registros com pais ausentes

 

 

Acompanhe Jair Miotto


Jair Miotto
Voltar