Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/11/2023 - 14h58min

Pastor Leodoro Fernandes, da Igreja Quadrangular de Joinville, recebe a Comenda do Legislativo

Imprimir Enviar
Pastor Leodoro Fernandes recebeu a Comenda do Legislativo por indicação do deputado Miotto FOTOS: Ascom deputado Jair Miotto

Personalidades e instituições que se destacaram por seu compromisso social e empreendedorismo em prol de Santa Catarina foram homenageados pela Assembleia Legislativa Na noite desta segunda-feira (20) foi realizada, em Florianópolis, a cerimônia de entrega da Comenda do Legislativo Catarinense 2023.

A comenda é a maior distinção do Parlamento catarinense. Na ocasião, 43 pessoas físicas e jurídicas, das mais diversas áreas, foram indicadas pelos parlamentares para receber a homenagem. O deputado Jair Miotto (União) concedeu a Comenda do Legislativo ao pastor Leodoro Fernandes da Silva, da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), de Joinville.

O pastor Leodoro Fernandes, 84 anos, é natural de Joinville e casado com a pastora Elzina da Silva. “O pastor Leodoro é uma liderança que muito contribuiu, nas mais diversas áreas de atuação, com a Igreja Quadrangular, em Joinville e região. Por isso, concedemos a Comenda do Legislativo ao pastor Leodoro, uma personalidade que faz a diferença para o Estado na área religiosa e social”, ressalta o deputado Miotto.

Entre as autoridades presentes na sessão solene, estiveram o secretário de Estado da Segurança Pública, Paulo Cesar Ramos de Oliveira, que representou o governador Jorginho Melo (PL); o desembargador Gerson Cherem II, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC); o procurador geral de Justiça Fábio Trajano; o presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro José Nei Ascari; e o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD).

Trajetória do pastor Leodoro
Em 15 de abril de 1989, o pastor Leodoro Fernandes, acompanhado da esposa, pastora Elzina, assume a IEQ de Joinville, cidade onde atualmente presidem. Na época, o pastor também assumiu a superintendência das igrejas da região Norte de Santa Catarina, composta por 49 igrejas.

Algum tempo depois, visando um melhor desenvolvimento do trabalho, a região, já com 96 igrejas, foi subdividida em três: região Norte, região Litorânea e região Serrana. “Permaneci como superintendente da Quadrangular na região Norte, coordenando 30 igrejas”, recorda o pastor Leodoro Fernandes.

Quando a região Norte passou a contar com 56 igrejas, foi novamente subdividida em quatro superintendências: Região Joinville I, II, III e IV. “Nessa nova estrutura, passei a responder pela superintendência da Região Joinville I, composta por 12 igrejas. Atualmente, a região que coordeno tem 24 igrejas, 21 são imóveis próprios”, detalha o pastor Leodoro Fernandes.

Conquistas
De acordo com o pastor Leodoro Fernandes, nestes 34 anos que está na Igreja do Evangelho Quadrangular de Joinville, muitas conquistas foram alcançadas. Entre elas:

Comunidade Terapêutica Vale da Luz: fundada em 1989, pelo pastor Leodoro Fernandes, por meio do Serviço de Ação Social, Integração, Educação e Qualidade (Sasieq), da Igreja Quadrangular. O local tem capacidade para abrigar 36 homens, com idade entre 18 e 60 anos. Situada na estrada do Salto Alto I, na Vila Nova, a Comunidade Terapêutica é um espaço de acolhimento residencial para aqueles que desejam se livrar do vício e retomar o controle de suas vidas. Oferece um programa de recuperação para dependentes químicos, desenvolvido através de um trabalho multidisciplinar, envolvendo profissionais da saúde, assistência social, psicologia e outras áreas afins. A família também recebe acompanhamento. Anualmente, cerca de 180 a 220 pessoas são atendidas, entre internos e seus familiares.

A Comunidade Terapêutica Vale da Luz é integrante do Projeto Reviver desde 2016. Renovou a inscrição e espera ser contemplada, novamente, com aporte financeiro. O Reviver é uma parceria entre o Governo do Estado de Santa Catarina e a Comissão de Prevenção e Combate às Drogas, da Alesc, onde o deputado Miotto é vice-presidente. O objetivo do Reviver é dar apoio financeiro e técnico às instituições terapêuticas que atuam no estado catarinense.

Recanto da Paz: é uma área de mais de seis mil metros quadrados, destinada para eventos e celebrações da igreja. Conta com restaurante, alojamento e estacionamento. Tem capacidade para receber 2.700 pessoas. Fica localizado na rua Waldemiro José Borges, no bairro Itinga.

Instituto Teológico Quadrangular: o ITQ funciona em um prédio próprio, localizado na área central de Joinville, com capacidade de formar 100 alunos. É voltado para a formação e capacitação de obreiros, pastores e missionários.

Templo: local onde são ministrados os cultos e também algumas ações da IEQ. O templo tem como titulares o pastor Leodoro Fernandes e a pastora Elzina. Tem capacidade para 600 pessoas. O local abriga, também, a área administrativa da igreja. Fica localizado na rua Professora Senhorinha Soares, no bairro Anita Garibaldi.

Reconhecimento
Nestas mais de 30 décadas de mistério, o pastor Leodoro Fernando já pastoreou cerca de 4 mil fieis. “É gratificante proporcionar e incentivar uma ligação com Cristo na vida destas pessoas. Muitas foram transformadas pelo evangelho. Alguns também tiveram apoio na área social. Isso é o mais importante. Agradeço o reconhecimento do nosso deputado Jair Miotto diante do trabalho que desenvolvemos em Joinville e região, através da Quadrangular”, revela o pastor Leodoro Fernandes.

O deputado Miotto lembra que a trajetória e o trabalho desenvolvido pelo pastor Leodoro Fernandes já foram reconhecidos por autoridades constituídas. “Um trabalho espiritual e social que demonstra amor ao próximo e que já foi enaltecido pela Câmara de Vereadores de Joinville e, agora, recebe a maior honraria do Parlamento catarinense: a Comenda do Legislativo”, finaliza o deputado Miotto.

 

Acompanhe Jair Miotto


Jair Miotto
Voltar