Padre que salvou mulher atropelada sob risco de novo acidente é homenageado na Alesc
Nesta terça-feira (22), a Assembleia Legislativa concede ao padre Fabrício Adão Bernardo moção de aplauso. A honraria será em decorrência do religioso ter salvo uma mulher na BR 101, em Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina. A vítima que vive em situação de rua havia sido atropelada e estava caída na rodovia federal. Ao perceber a pessoa no chão, Fabrício parou o carro e realizou o resgate, evitando que a mulher pudesse ser novamente atropelada e sem chance de sobrevivência.
A proposição é do deputado Sérgio Guimarães (União), que reconheceu a atuação do sacerdote, que foi além de suas funções dentro da igreja. De acordo com o parlamentar, o gesto demonstra o respeito ao próximo. “Ele foi mais que humano e sensível a quem estava vulnerável naquele exato momento e isso faz diferença.”
O padre Fabrício atua em Itapema, conhecido por ser um personagem ativo na sociedade catarinense, tem ganhado espaço por defender causas sociais e importantes no contexto da cidade. O religioso é natural de São José, na Grande Florianópolis, e passou a infância em Paulo Lopes.
Apesar de grandes dificuldades e ausência da família, se doou a vocação religiosa em 2015 pela Igreja Católica Apostólica Brasileira e ordenado sacerdote em 2018. Atuou em diversos municípios e hoje trabalha em Itapema. Um dos episódios que marcou a trajetória do religioso foi a cerimônia de despedida de Jesse e Shurastey, o jovem catarinense e o cachorro de estimação que morreram em um acidente nos Estados Unidos, em 2022, quando seguiam rumo ao Alasca.
Paulo Cesar Santos
Jornalista
MTE/SC 05812 - JP
48 98489 0880
I: @paulocesarsc
T: @espacodopc