Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/03/2023 - 17h34min

Padre Pedro sugere disciplina de igualdade de gênero nas escolas

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) destacou as notícias alarmantes de violência doméstica, de assédio, de desrespeito com as mulheres, de maneira especial, no interior do estado. Ele sugeriu a inclusão nos três níveis de governo, nos currículos escolares, de uma disciplina voltada à igualdade de gênero. “Somos feitos iguais, homens e mulheres e temos que conviver de forma igual, cada um com a sua característica, se amar e se querer bem.”

Segundo ele, todos os esforços e abordagens para barrar a irracionalidade masculina têm que ser dirigidas diretamente aos homens, rapazes e meninos. 

“É nós, homens, que devemos fazer este diálogo, esta conversa.” Ele informou que a primeira medida, neste sentido, tomada no parlamento catarinense pelo seu mandato foi editar uma cartilha inspirada na Lei Maria da Penha, totalmente focada nos homens, com o objetivo de influenciar a mente, a sua consciência.

Compreensão
Padre Pedro disse que a partir da cartilha foi possível uma compreensão mais profunda da realidade e de como nós nos enganamos, e nos enganamos muito, quando imaginamos o que se passa nos contextos de violência doméstica.

“Muitas vezes nos perguntamos por que a mulher vítima de violência não sai de casa. Parece simples se afastar daquele que lhe agride, mas não é bem assim. Muitas vezes têm os filhos, as filhas e ela teme pela segurança deles. Ela nunca teve liberdade e não construiu vida financeira, econômica e portanto não tem recursos. Supondo que ela tome a decisão de sair para onde ela vai? Como vai ficar segura?”

Para o deputado, é urgente os homens se colocarem ao lado das mulheres e é mais do que necessário uma estrutura especializada para receber as vítimas de violência e que o estado precisa intervir e abrigar.

“Direitos de igualdade é uma luta longa que se escreve a cada dia. Na Arábia Saudita o último capítulo foi alcançar o direito de dirigir, a carteira de habilitação. Vamos olhar ao nosso redor, aqui no nosso plenário, quantas mulheres são? Nas empresas, nos espaços sociais há uma clara presença majoritária de homens.”

O deputado Padre Pedro referendou que neste 8 de Março, no Dia da Mulher, é importante  que tenhamos sempre e cada vez mais o respeito, a luta, a história de todas. “Aí está a razão e o sentido da nossa existência e vivência. Cada um cumpre com seu papel e construindo juntos e solidários uma sociedade mais justa e mais humana, mais fraterna. É isto que precisamos impulsionar.”

 

 

 

Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Padre Pedro Baldissera


Padre Pedro Baldissera
Voltar