Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/05/2025 - 07h15min

Padre Pedro defende ampliação das PICs no SUS e o atendimento direto da população

Imprimir Enviar

FOTO: Giovanni Kalabaide

O deputado Padre Pedro Baldissera defendeu a permanência e a ampliação das Práticas Integrativas Complementares (PICs) no Sistema Único de Saúde (SUS) para que, além de instituídas, possam acontecer na ponta, no atendimento à população.

O mandato do deputado promoveu hoje (20), na Assembleia Legislativa, o 1º Seminário Estadual das PICs, em conjunto com o Fórum das PICs, comissão de trabalho especial criada para debater o assunto.

“Este seminário é o primeiro deles, na sequência outros virão, em outras regiões do estado para aprofundar a temática das 29 PICs que hoje fazem parte do SUS”, salientou Padre Pedro.

Segundo ele, a persistência na formação e capacitação dos agentes e a luta para garantir as práticas no SUS em cada município catarinense são contínuas.

“Onde os municípios têm adotado algumas delas, a vida das pessoas melhora, porque trabalham a autoestima. Quando falamos das PICs, falamos da integralidade do ser humano. Não podemos ficar apenas parados na patologia, temos que ir além, pois a pessoa é um todo.”

Para o Padre Pedro, é preciso tratar as causas da doença. “Muitas vezes o fazemos de forma paliativa, ficamos apenas na redundância que é a consequência e não vamos à origem. Por exemplo, no caso da hipertensão, ninguém trata da causa para solucionar de fato o problema que a pessoa se encontra e vive, apenas se faz o tratamento. Por isso, as PICs vieram para ficar.”

Santa Catarina é o único estado com lei (17.706/2019) para a inclusão das 29 PICs no SUS. A proposta foi apresentada pelo deputado Padre Pedro e aprovada em 2019 na Alesc. A legislação regulamenta e impulsiona a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), criada no Brasil em 2006.


 

Juliana Wilke
--
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Padre Pedro Baldissera


Padre Pedro Baldissera
Voltar