Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/05/2016 - 17h17min

Padre Pedro relata experiência vitoriosa em assentamento no Oeste

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) relatou nesta quarta-feira (03), no plenário da Assembleia Legislativa, a experiência bem sucedida do assentamento da reforma agrária José Maria, no município de Abelardo Luz. Segundo o deputado, os agricultores começaram a se organizar para produzir o alimento, inicialmente para subsistência das 11 famílias que fazem parte deste grupo de trabalho coletivo. Com acompanhamento da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), a experiência que estava dando certo foi ampliada e eles aderiram ao Programa de Aquisição de Alimentos através do poder público local. Padre Pedro contou que desta forma, pela primeira vez, seus produtos saíram diretamente do assentamento para a merenda das escolas do município, através da venda pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Esta é uma das 31 experiências, algumas consolidadas com a participação do poder público local, implantadas pela Ater nos assentamentos do oeste catarinense”, afirmou. Segundo ele, isso faz com que se tenha certa organização e planejamento por parte de quem produz, porque atende não só a demanda da família, mas também ao coletivo escolar, onde as exigências são bem maiores. “Essa produção obedece aos princípios da permacultura, isto é, a produção associada e trabalhada em harmonia com a natureza. Os produtos são agroecológicos e orgânicos”, ressaltou.

Padre Pedro Balsissera, cujo tema “alimento saudável” faz parte da sua vida, sua caminhada e sua luta, disse que se sente muito feliz ao saber que a experiência inicialmente construída para atender o autoconsumo se traduziu como geração de renda para aquelas famílias. “Isto os motiva a continuar e a aumentar a produção, porque automaticamente a demanda vai aumentar”, comentou. Segundo ele, igual a esta experiência há outras dentro dos assentamentos da reforma agrária, com acompanhamento técnico orientado para que de fato se obtenha uma produção saudável.

“Encontramos resistências muitas vezes dentro do poder público em viabilizar programas extraordinários e estratégicos.” Padre Pedro acredita que este exemplo poderá motivar inúmeras iniciativas e que elas possam ser implementadas em outros municípios. “Mesmo sem termos uma legislação específica, pois basta uma decisão política por parte dos que governam, seja o município, estado ou federação”, afirmou.

Para o deputado, é primordial valorizar cada vez mais este tipo de iniciativa, “porque junto com a geração de renda, acontece o processo de inclusão social, o que confere mais dignidade às pessoas e melhores condições de vida para elas levarem adiante a sua missão como família e como cidadãos deste país.”

 

 

 

 

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Voltar