Saretta comemora implantação de CER para pessoas com deficiência em Joaçaba
O deputado Neodi Saretta (PT) destacou nesta quarta-feira (9), no plenário na Alesc, importante conquista para o município de Joaçaba, que é a implantação do novo Centro Especializado em Reabilitação (CER) para pessoas com deficiência. O CER do tipo 3 irá atender pacientes em três modalidades: física, intelectual e auditiva de 53 municípios das regiões do Alto Uruguai, Alto Vale do Rio do Peixe e Meio Oeste de Santa Catarina
“Este centro faz parte de um investimento significativo do Ministério da Saúde na pessoa da ministra Nísia Trindade que homologou e garantiu o funcionamento deste centro, ao mesmo tempo em que amplia e fortalece a Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência”, disse o deputado.
Segundo Saretta, o projeto para a instalação do CER de Joaçaba foi elaborado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e planejado pelo Ministério da Saúde por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto prevê 550 atendimentos por mês, sendo 200 para reabilitação intelectual, 200 para física e 150 para auditiva.
“Esse Centro Especializado em Reabilitação fará o atendimento de pacientes encaminhados pelos municípios, por meio do sistema de regulação (Sisreg), garantindo um fluxo organizado e eficiente”, ressaltou.
Atualmente, afirmou o deputado, há Centros Especializados em Reabilitação para pessoas com deficiência nas cidades de Lages, Criciúma, Florianópolis, Itajaí e Blumenau e agora também no Meio Oeste, na região de Joaçaba.
“Um avanço muito importante que possibilita o acesso a tratamentos de reabilitação de qualidade para pessoas com deficiência, e traz também um impacto positivo para a saúde pública e a qualidade de vida de toda a comunidade da região. A proximidade de um serviço tão especializado irá, sem dúvida, diminuir o tempo de espera e as dificuldades de deslocamento para quem precisa de atendimento.”
Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento