Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/04/2015 - 14h57min

Padre Pedro presta homenagem a Eurides Mescolotto

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera FOTO: Solon Soares/Agência AL

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) homenageou, na manhã desta quinta-feira (30), Eurides Mescolotto, uma das grandes lideranças do Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina, que exerceu várias funções e participou de várias eleições no âmbito estadual. Mescolotto se desvincula da Eletrosul depois de ocupar a presidência por sete anos. Assumiu o cargo em 2008 e teve importante papel no processo de recuperação da empresa. A parte da geração havia sido privatizada no governo de Fernando Henrique Cardoso e com a eleição do Lula a empresa voltou à geração. “Nesse processo, recuperou a confiança e o patrimônio da estatal. Tanto é que ela se transformou na melhor transmissora do Brasil, reconhecida pela Aneel, e na principal estatal em energia renovável do Brasil, com seus investimentos em energia eólica e solar”, salientou o deputado.

Segundo ele, nenhum outro presidente ficou tanto tempo no comando da empresa. Mescolotto se desvincula da Eletrosul deixando em construção o maior parque eólico da América Latina, o Campos Neutrais, no Sul do Rio Grande do Sul. A empresa também teve o primeiro prédio público do Brasil a gerar energia solar. “Portanto uma trajetória extraordinária e ao mesmo tempo uma atuação transparente, sincera e leal. Mescolotto desempenhou o seu papel de cidadão deste Estado”, disse.

Padre Pedro afirmou que Mescolotto foi um militante exemplar e contribuiu para nortear a história e a caminhada do Partido dos Trabalhadores em Santa Catarina. “Por isso, Mescolotto, parabéns pelo teu trabalho e dedicação àquilo que é de todos, que é o setor público”, frisou.

Padre Pedro lembrou que Mescolotto foi um dos fundadores do PT em SC na década de 80 e o primeiro candidato a governador do PT, numa campanha eleitoral feita de ônibus e com muita militância. Foi presidente do PT de SC até 1990, integrando também a Executiva Nacional do partido. Participou da coordenação da campanha de Lula em 1989 e em 2002. Em 2003 ingressou na presidência do BESC. “Quando Lula ganhou a eleição em 2002 o Besc estava pronto para ser privatizado. Com a eleição do Lula e com Mescolotto na presidência, a privatização foi revista, o Besc foi recuperado e antes da incorporação pelo Banco do Brasil, a nova direção, junto dos funcionários, conseguiu levar unidade a todos os municípios do Estado”, contou.

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Voltar