Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/09/2015 - 15h01min

Padre Pedro parabeniza STF pelo fim do financiamento empresarial de campanha

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT). FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

O deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT/SC) parabenizou na terça-feira (22) o Supremo Tribunal Federal (STF) pelo fim do financiamento de empresas a campanhas eleitorais, definido na última quinta-feira (17). “É um avanço significativo”, frisou. Segundo Padre Pedro, muitas empresas interessadas em decisões de agentes públicos, faziam as doações esperando que isso depois retornasse em vantagens e benefícios próprios junto ao Poder Público. “A partir de agora, isso acaba”, comemorou.

Para o parlamentar, os políticos entenderam que as doações feitas por empresas desequilibram a disputa política, ao ponto de torná-la ilegítima, conforme destacou a ministra Rosa Weber em seu voto. “A fala da ministra Rosa foi clara: Até certo ponto seria normal a presença do poder econômico em eleições, mas a legislação deveria ser capaz de blindar o poder político de influência e de eventual abuso praticado pelas empresas que participam das eleições.” Padre Pedro considerou a necessidade da reforma política avançar para garantir que as campanhas debatam com a população sem o aparato de marketing que, desde os anos 90, levou as campanhas a gastarem milhões.

O deputado informou ainda que na quinta-feira (24) o ministro do STF, Ricardo Lewandowski, estará na Alesc para receber uma homenagem da assembleia catarinense, pela sua caminhada íntegra, em defesa da ética e da cidadania. “Esperamos também que o STF trate com muito empenho o fim do subsídio vitalício dos ex-governadores. Temos procedimentos encaminhados ao STF e esperamos que o Supremo possa, de uma vez por todas, colocar um fim, um basta nesta questão, no estado de Santa Catarina”, concluiu.

Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Voltar