Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/08/2014 - 15h41min

Padre Pedro entrega ao STF 30 mil assinaturas pelo fim dos salários vitalícios

Imprimir Enviar
Padre Pedro ingressou com ações na justiça e na Assembleia contra o benefício de R$ 28 mil, que considera inconstitucional. FOTO: Divulgação

O deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT) entregou, na quarta-feira (6), ao Supremo Tribunal Federal (STF) mais de 30 mil assinaturas de cidadãos catarinenses que se manifestaram a favor do fim do salário vitalício pago aos ex-governadores. O parlamentar tem ações na justiça e na Assembleia contra o benefício de R$ 28 mil, que considera inconstitucional.

As assinaturas pedem a votação da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI n° 3861), movida pela Procuradoria Geral da República, retirando da Constituição Estadual o artigo 195, que prevê o subsídio vitalício para os ex-governadores. “Isso só mostra a indignação das pessoas com um benefício que é absurdo. O que queremos é que o Estado passe a cumprir o que determina a Constituição Federal. Nossa pergunta é como ficam os outros cidadãos, agricultores, agricultoras, trabalhadores da construção civil, que se aposentam depois de trabalhar uma vida inteira. Com esse artigo, basta alguns dias no cargo e o ex-governador já recebe”, afirma Padre Pedro. 

Em agosto do ano passado Padre Pedro esteve com o ministro Marco Aurélio Mello, relator do processo, que disse já estar com o parecer pronto, aguardando a manifestação do então presidente, ministro Joaquim Barbosa, para colocar o processo em pauta. “Agora nossa esperança é de que o novo presidente, Ricardo Lewandowski, dê a atenção devida ao problema”, destaca Padre Pedro.

Em 2006 Padre Pedro apresentou as duas primeiras ações populares no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. No ano seguinte encaminhou a Reclamação (Rcl 5365), ao STF, e em 2011 protocolou a Proposta de Emenda Constitucional 3, ainda tramitando na Assembleia Legislativa, que revoga os salários vitalícios. “É muito tempo gastando recursos que fazem falta em outras áreas”, complementou.

 

Assessoria de imprensa
Gabinete do deputado Padre Pedro

(48) 3221-2726 

Voltar