Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/05/2016 - 13h10min

Padre Pedro e reitor da UFSC debatem reativação da Cidade das Abelhas

Caso parecer favorável seja aprovado dentro da UFSC, convênio depende somente do Estado
Imprimir Enviar
Padre Pedro (centro) se reuniu com reitor e vice-reitora da UFSC para discutir o projeto. FOTO: Ítalo Padilha – Agecom/UFSC

O deputado Padre Pedro Baldissera reuniu-se na manhã desta terça-feira (24) com o reitor da UFSC, Luís Carlos Cancellier de Olivo, para debater o projeto de revitalização da área que abrigava a Cidades das Abelhas, na SC-401, em Florianópolis. Também participaram a vice-reitora, professora Alacoque Lorenzini Erdmann, e o chefe de gabinete, Murilo Silva.

A proposta para a área, apresentada ainda em 2015, é de criação de um Centro de Pesquisa e Extensão Agrícola voltado principalmente para a apicultura, em convênio com o governo do Estado. “Nos reunimos no ano passado com a ex-reitora, Roselane Neckel, e com a Secretaria de Agricultura, e hoje com o atual reitor. Reforçamos a importância deste projeto para a pesquisa e a extensão na agricultura, e em especial na apicultura, um setor estratégico para a agricultura familiar e essencial para o equilíbrio ambiental no Estado”, afirmou Padre Pedro.

A parceria envolverá UFSC, Epagri e Secretaria Estadual de Agricultura. A UFSC colocará em debate um parecer favorável sobre o convênio, que caso seja aprovado, coloca nas mãos da Secretaria da Agricultura a consolidação do Centro de Pesquisa. O reitor Luís Carlos Cancellier de Olivo informou a Padre Pedro que há grandes chances para a aprovação do parecer, o que abre o caminho para a celebração do convênio dentro da UFSC.

Área já abrigou centro de pesquisa
A área da Cidade das Abelhas abrigou durante 40 anos um centro de pesquisa e extensão agrícola de referência. O principal resultado, no final dos anos 90, foi a transformação de Santa Catarina em destaque nacional na área apícola. No entanto, o abandono dos projetos que funcionavam no local levou à deterioração de estruturas e ao fechamento da área à comunidade. Em 2015, a cessão de uso do terreno para a UFSC, por parte da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), abriu caminho para a recuperação do trabalho de pesquisa e extensão no local, com a ampliação do projeto para uso das comunidades do entorno.

Desde 2013 Padre Pedro mantém contato com pesquisadores e meliponicultores. O objetivo central, conforme o parlamentar, é garantir aos pesquisadores e a quem atua no setor apícola um centro para alavancar estudos e práticas na área. No entanto, Padre Pedro considera importante que se crie também um espaço de vivência na natureza destinado às comunidades.

O projeto abrigaria espaços abertos à comunidade, academia ao ar livre e a estruturação de áreas para passeios na mata, já que o terreno de 20 mil metros quadrados é rico em e fauna e flora. Além disso, a proposta prevê também sinalização tátil, numa espécie de “jardim dos sentidos”, uma iniciativa conjunta com a Associação Catarinense para Integração do Cego (Acic), cuja sede é próxima do local.

(48)9947-2049
(48)3221-2726
Comunicação
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera

Voltar