Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/03/2015 - 16h39min

Padre Pedro destaca investimentos de R$ 508 bilhões em saneamento básico

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) referiu-se nesta terça-feira (24), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, ao Dia Mundial da Água, comemorado no último dia 22 de março. Destacou que o governo federal aprovou há pouco mais de um ano o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), que estabelece diretrizes, metas e ações nesse campo para o país nos próximos 20 anos (2014-2033). O plano prevê alcançar 99% de cobertura no abastecimento de água potável, sendo 100% na área urbana e de 92% no esgotamento sanitário, sendo 93% nas cidades.

Os investimentos estimados para este período são de R$ 508,4 bilhões. “Valor considerável a ser investido em ações que envolvem a preservação dos rios, das águas e que resultará num salto de qualidade no trato do saneamento básico e no destino correto do lixo.”

Do total de recursos investidos, a maior parte terá como fontes os agentes federais (59%) e o restante (41%) os governos estaduais e municipais, os prestadores de serviços de saneamento, a iniciativa privada e os organismos internacionais, entre outros. “Este é o primeiro plano de saneamento do país construído de forma democrática e participativa com o governo, a sociedade e os agentes públicos e privados que atuam no setor de saneamento”, afirmou o deputado.

Segundo Padre Pedro, a portaria que criou o Plansab envolveu sete ministérios (Cidades, Fazenda, Casa Civil, Saúde, Planejamento, Meio Ambiente e Integração Nacional), responsáveis pela sua concretização, pelos aportes financeiros e que atuam juntos para a sua viabilização. “Teremos um avanço na qualidade de vida e dignidade das pessoas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que a cada um real investido em saneamento básico são economizados de quatro a cinco reais na saúde”, lembrou.

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | (48) 3221-2824 | bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Voltar