Padre Pedro destaca importância e desafios da agroecologia e das abelhas para a vida
O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) destacou nesta terça-feira (3), Dia Nacional da Agroecologia e da Abelha, a importância estratégica da agroecologia e das abelhas para a vida, para o planeta, para a saúde e o bem estar de todos e todas que convivem na sociedade.
“Falar de agroecologia é falar muito além da produção do alimento saudável. É falar daquilo que circunda a produção; a forma, a maneira como é cultivado, consumido e como nós, que o produzimos, que o cultivamos, nos comunicamos, nos relacionamos e vivemos”, disse.
Para o deputado, a agroecologia é o jeito novo, diferente de conviver, de se relacionar, de produzir, de cultivar e consumir.
“É matemática extraordinária ao ser tratada por cada um e cada uma de nós, principalmente quando falamos na produção que é cultivada por mãos de mulheres, homens, jovens, pessoas da terceira idade, que se multiplica, que se soma neste contexto e traz o sagrado alimento e este novo jeito de ser para a mesa e para a vida de todos nós.”
Com relação às abelhas, o deputado frisou que elas ocupam um papel fundamental no planeta. Segundo ele, os cientistas atestam que se elas desaparecerem, a raça humana não passa de quatro anos de vida, vai definhar, assim como todas as espécies que dependem da sua presença para poderem se multiplicar. “O alimento que vem à nossa mesa passa pela presença delas porque elas têm a grande missão de polinizar e saciar a fome de cada um e cada uma de nós.”
Para Padre Pedro, o dia da agroecologia e da abelha é o dia da harmonia, do encontro, da gratidão, da vida. “Neste sentido, destacamos uma das grandes personalidades que dedicou a sua vida, o seu trabalho na defesa do alimento saudável, que é a pesquisadora Ana Primavesi. Foi ela e em homenagem a ela que se criou o Dia da Agroecologia. Depois de vários estudos têm se dedicado este mesmo dia à abelha pelo papel que ela ocupa no planeta e na sociedade.”
Desafios
Padre Pedro alertou, por outro lado, o desafio que se coloca, já que em muitas regiões do estado e do país gravíssimos problemas com relação às abelhas foram registrados. “Perdemos inúmeras colmeias e se constatou, através de análises em laboratório, de que foi a má utilização de agrotóxicos que levaram à matança.”
O deputado salientou que o desafio é imenso diante da importância de ter sempre o cuidado de tê-las em abundância, produzindo toda a cadeia produtiva do mel e seus derivados.
O parlamentar anunciou que está sendo organizada uma comitiva de Santa Catarina para o Piauí com representantes da Secretaria da Agricultura, da Epagri, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, parlamentares e produtores da Apicultura e Meliponicultura.
“Iremos conhecer o belíssimo trabalho que o Piauí está realizando na área. É o estado mais bem organizado, que tem a maior produção de mel, inúmeras cooperativas e associações e onde o mel não é o principal produto, mas seus derivados. Vamos conhecer esta experiência de perto, o que nos ajudará a dar continuidade e melhorar o nosso trabalho.”
Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento