Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/02/2014 - 12h57min

Padre Pedro destaca debates de Congresso do MST

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)

Em manifestação no plenário, nesta terça-feira (11), o deputado Padre Pedro Baldissera (PT) destacou os debates que acontecem no VI Congresso Nacional do MST, de 10 a 14 de fevereiro, em Brasília. São mais de 15 mil trabalhadores de 23 estados brasileiros, além de 250 convidados internacionais.

O evento, conforme Padre Pedro, é uma das principais instâncias decisórias do MST, e neste ano tem como principal objetivo discutir e fazer um balanço crítico da atual situação do Movimento, traçar novas formas de luta pela terra, pela Reforma Agrária e por transformações sociais. “A primeira questão que julgo importante é destacar que avanços na reforma agrária e nos assentamentos são avanços para toda sociedade. Basta observar as regiões catarinenses que contam com agroindústrias do MST e assentamentos. Temos produção de alimentos de qualidade para a cidade, mais renda para as famílias da agricultura e uma região fortalecida”, disse Padre Pedro.

O parlamentar ainda lembrou que o MST propõe-se, neste Congresso, a realizar uma avaliação crítica de sua caminhada, da reforma agrária e da própria atuação do movimento. “Isto demonstra a maturidade do movimento nas diversas lutas em que se engaja, seja por questões sociais nas cidades, seja pela reforma agrária que, apesar de avanços, não recebe a devida atenção”, complementou o deputado.

Padre Pedro ainda destacou a importância do incentivo à produção de alimentos saudáveis, desvinculada dos pacotes tecnológicos impostos por multinacionais do agronegócio. Para ele, a insistência do governo em manter mais de 95% dos investimentos da agricultura somente nas grandes propriedades demonstra a falta de foco na soberania alimentar.

Programação
Na programação do Congresso serão realizados debates em torno do desafio organizativo do Movimento, o papel político dos assentamentos, a participação da mulher e dos jovens na luta, além de ato político em defesa da Reforma Agrária, marcha, e atividades culturais as noites. Na tarde de quarta-feira acontece uma grande marcha em defesa da Reforma Agrária pela capital federal. Na quinta-feira (13/02) acontece o ato político pela Reforma Agrária, com a participação de movimentos sociais, intelectuais e diversos apoiadores da reforma agrária no Brasil. 

Simultaneamente ao Congresso, de 10 a 13 de fevereiro, acontece a Mostra Nacional da Cultura e Produção Camponesa, ao lado do Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Será um espaço de demonstração e comercialização dos alimentos produzidos pelos assentamentos de Reforma Agrária, além de apresentações culturais do campo. Nesse mesmo espaço, ainda serão montadas 12 pequenas agroindústrias de beneficiamento, entre elas de erva mate, cachaça, e farinha.

Cássio Turra
Assessoria de Imprensa
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)
(48) 3221-2726
(48) 9947-2049
www.padrepedro.com.br

Voltar