Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/03/2014 - 16h18min

Padre Pedro alerta entidades para recursos a programas de agroecologia

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)

O edital do Programa Ecoforte, lançado na última sexta-feira (14), pelo Governo Federal, e que garante R$ 25 milhões para projetos de cooperativas e associações agroecológicas, foi divulgado pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT) nesta quarta-feira (19), no plenário da Assembleia Legislativa. O parlamentar alertou entidades e cooperativas que atuam no setor para se mobilizarem e organizarem o envio de projetos.

“Na verdade nós acreditamos que é preciso ampliar muito o investimento em agroecologia. O valor ainda é pequeno, mas é mais uma linha disponível. É um recurso importante e que nossas cooperativas e entidades não podem perder a chance de participar”, disse o parlamentar. Padre Pedro destacou que todo investimento em agroecologia determina uma mudança positiva na qualidade de vida. “Ganha a saúde da família do campo e quem consome. Temos milhares de exemplos dessa relação direta. E se tivéssemos mais investimento, principalmente em assistência técnica, para a transição produtiva, os resultados seriam muito mais expressivos”, defendeu o deputado. 

O Ecoforte integra o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Brasil Agroecológico) do governo federal e prevê a comercialização dos produtos das redes, cooperativas e associações de pequenos produtores, aumentando a renda familiar dos participantes e possibilitando, assim, a inclusão socioprodutiva desse público.

O valor máximo do investimento é de R$ 1,25 milhão por projeto e, neste primeiro ano, serão selecionados 30 projetos. A expectativa é diversificar e ampliar a capacidade produtiva, intensificar as práticas de manejo sustentável de produtos da sociobiodiversidade e de sistemas produtivos orgânicos e de base agroecológica. Os recursos são não-reembolsáveis. Os recursos são oriundos da Fundação Banco do Brasil, do Fundo Amazônia e do Fundo Social do BNDES.

Os projetos devem ter por finalidade a promoção de benefícios a agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais e indígenas, bem como a suas organizações econômicas, tais como empreendimentos rurais, cooperativas e associações. O prazo máximo para a sua execução é de 24 meses.
Acesse o edital clicando aqui.

 

Cássio Turra
Assessoria de Imprensa
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)
(48) 3221-2726
(48) 9947-2049
www.padrepedro.com.br

Voltar