Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/05/2014 - 12h10min

Oficinas de degustação gratuitas na IV Mostra do Vinho Catarinense, nesta quarta (28)

Imprimir Enviar

Três oficinas de degustação gratuitas integram a programação da IV Mostra do Vinho Catarinense, que acontece na próxima quarta-feira (28), a partir das 10h30, na Assembleia Legislativa. Novidade na edição de 2013, a realização de oficinas foi aprovada pelo público e mantida na mostra deste ano.

“É uma atividade prática comparativa entre vinhos de diferentes regiões de Santa Catarina. São técnicas simples, desde a compra do vinho até a degustação, que identificam sinais de qualidade nos vinhos”, explica o enólogo Gilson Panceri Júnior, um dos especialistas que ministra oficina na Mostra. Na avaliação de Panceri muitos vinhos consumidos no Estado ganharam destaque pela fama, e não pelo paladar. “Os participantes podem perceber, utilizando estas técnicas, se o vinho que estão consumindo vale realmente o que custou. Qualifica a escolha dos rótulos”, complementa.

As oficinas acontecem às 10h, às 14h e às 15h 30, todas no hall do auditório Antonieta de Barros. Vinícolas de diversas regiões do Estado disponibilizam rótulos para que os participantes aprendam os segredos da degustação e noções de harmonização com pratos de diversas culturas culinárias.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no link Escola do Legislativo, dentro do site www.alesc.sc.gov.br. Ou clique aqui para acessar.


IV Mostra do Vinho

A Mostra do Vinho Catarinense teve a primeira edição em 2011 e tem a participação de vinícolas de todas as regiões produtoras de Santa Catarina, inclusive algumas premiadas em eventos nacionais e internacionais do setor. “A ideia da Mostra surgiu durante um seminário na I Feira Camponesa da Uva, em Tangará, no ano de 2008. No ano seguinte conseguimos a criação do Dia do Vinho, no primeiro domingo de junho. A partir daí abrimos as portas para a realização de eventos que divulgam e debatem o setor vitivinícola no Estado”, explica o deputado Padre Pedro Baldissera (PT), autor do projeto que resultou no Dia do Vinho e que integra a organização da Mostra.

Além da abertura simbólica do primeiro barril de vinho produzido no Estado e da degustação de rótulos catarinenses à noite, a partir das 19h, a Mostra terá neste ano o I Simpósio Desafios da Cadeia Vitivinícola em Santa Catarina, com duas conferências, a partir das 15h.

A intenção, segundo Padre Pedro, é valorizar não só a vitivinicultura catarinense, mas também o enoturismo e todo grupo de atividades vinculadas ao setor. “Não é só a produção de vinhos que aumentou, em quantidade e qualidade, mas toda uma cadeia produtiva em torno da cultura do vinho”, complementa o parlamentar.

 

Simpósio

O simpósio inicia às 15h, no plenarinho da Assembleia Legislativa. A primeira palestra será do diretor executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Raimundo Paviani, com o tema “Desafios da Cadeia Vitivinícola”.

Às 16h 30 inicia a palestra “Os vinhos de Santa Catarina ganhando o Brasil e o Enoturismo como estratégia para o desenvolvimento da cadeia vitivinícola”, com a sommeliére Adriane Wiest, uma das mais importantes consultoras de vinhos do Brasil, que participa também como jurada em concursos internacionais.

Promoção

A promoção da Mostra é da Cresol Tangará, prefeituras municipais de Tangará, Nova Trento, Urussanga, Pinheiro Preto, São Joaquim, Sindivinho, Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe da região de Urussanga (PROGOETHE), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), com o apoio do mandato do deputado Padre Pedro Baldissera.

 

FOTO: Oficina realizada na III Mostra, em 2013.
 

Cássio Turra
Assessoria de Imprensa
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)
(48) 3221-2726
(48) 9947-2049
www.padrepedro.com.br

Voltar