Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/06/2014 - 14h59min

Morastoni participa da sessão em homenagem ao Hospital Infantil Joana de Gusmão

Imprimir Enviar

O deputado Volnei Morastoni (PT) participou na última terça-feira (24), da sessão especial da Assembleia Legislativa, no Plenário Deputado Osni Régis, em homenagem ao Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), até 1979 chamado de Hospital Infantil Edith Gama Ramos (HIEGR). “O hospital Joana de Gusmão sempre teve importância na linha de frente, na assistência e na retaguarda, formando e capacitando profissionais. É merecido o reconhecimento pelo excelente trabalho realizado ao longo desses 50 anos, que contribuiu significativamente para salvar vidas e diminuir a mortalidade infantil no estado”, destacou Morastoni, presidente da Comissão de Saúde da Alesc. 

Em cinco décadas de atuação, a instituição considerada referência no atendimento ao público infantil e no ensino da pediatria, realizou 4,2 milhões de atendimentos na emergência, 3,9 milhões de atendimentos ambulatoriais e cerca de 200 mil procedimentos cirúrgicos. “Atualmente, é um dos seis melhores hospitais de ensino de pediatria no Brasil e número um no ensino da cirurgia pediátrica", destacou o ex-diretor do Hospital Infantil Edith Gama Ramos e diretor geral do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Murillo Capella.


O Hospital Infantil Edith Gama Ramos foi inaugurado em 26 de fevereiro de 1964, anexo à Maternidade Carmela Dutra, no Centro de Florianópolis. As atividades no HIEGR foram encerradas em 28 de dezembro de 1979, com a inauguração de um hospital construído no bairro da Agronômica. No novo prédio, a instituição passou a se chamar Hospital Infantil Joana de Gusmão, dando continuidade às ações e aprimorando os serviços prestados à população. "Nascia uma nova era. O hospital cresceu por desejo do seu corpo clínico e técnico de expandir-se cientificamente. Vários de seus integrantes buscaram especialização no país e no exterior para melhorar o padrão assistencial e a qualidade do ensino", disse Capella.


Por meio de um convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a instituição possibilitou o ensino da pediatria em nível de graduação. Em 1966 foi criado o Programa de Residência Médica em Pediatria e, em 1977, o Programa de Residência em Cirurgia Pediátrica. Com uma área de 22 mil metros quadrados, o HIJG possui uma estrutura com unidades de internação, berçário, emergência interna, setor de isolamento, oncologia, ortopedia, ala de queimados, UTI geral e UTI neonatal.


O diretor geral do Hospital Infantil Joana de Gusmão também ressaltou a colaboração da Associação dos Voluntários da Saúde (Avos). Segundo Capella, a criação desse grupo, em 1975, serviu de base para o surgimento de outras associações de voluntários nos hospitais de Santa Catarina.


A dedicação, o comprometimento e a competência dos dirigentes, funcionários e voluntários do Hospital Infantil Joana de Gusmão foram destacados no pronunciamento do ex-diretor Roberto Morais. "A contribuição de cada um, apesar de todos os percalços enfrentados, deixou indeléveis marcas em benefício da instituição e da qualificação da assistência", comentou. "Falar do Hospital Infantil Joana de Gusmão nos enche de orgulho e satisfação. Nossa casa é o local onde conseguimos exercer a atividade com segurança e prazer, onde fazemos amigos, partilhamos os melhores momentos profissionais, e, principalmente, conseguimos devolver sorrisos à criança e à família, com a recuperação da saúde do doente."


Reconhecimento
A homenagem prestada pelo Parlamento catarinense às instituições foi uma iniciativa da Mesa da Assembleia Legislativa, aprovada por unanimidade. Os parlamentares que prestigiaram a solenidade manifestaram reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo hospital infantil. "Parabenizo a todos que fizeram e fazem desta instituição cinquentenária uma referência para o Brasil", frisou o presidente interino, deputado Joares Ponticelli (PP).


A sessão especial também contou com a presença da secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt; do presidente da Associação Catarinense de Medicina, Agnelo José Júnior; da presidente da Sociedade Catarinense de Pediatria, Sônia Maria de Faria; e representante do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, Antônio Silveira Sbissa.

 


 

Texto: Renata Furlanetto

renata.imprensa@volneimorastoni.com.br

Colaboração: Ludmilla Gadotti - AGÊNCIA AL

Fotos: CK - AGência al

 

 

Renata Furlanetto
Assessora de Imprensa | (47) 9980-9031
Deputado Estadual Volnei Morastoni - PT/SC
Presidente da Comissão de Saúde
Gabinete Regional - Itajaí/SC | Telefone: (47) 3249-0213
Rua Dom Joaquim Domingues de Oliveira | Nº 33 
www.volneimorastoni.com.br

Voltar