Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/06/2014 - 15h12min

Morastoni participa da sessão dos 12 anos de canonização de Santa Paulina

Imprimir Enviar

O deputado Volnei Morastoni (PT) participou na noite desta segunda-feira (9), em Vígolo, Nova Trento, da sessão solene promovida pelo Poder Legislativo, pela passagem dos 12 anos de Canonização de Santa Madre Paulina, ocorrida em 19 de maio de 2002, em Roma. “Ela dedicou sua vida aos doentes, às crianças, aos indígenas e descendentes de escravos, tinha zelo pelos menos favorecidos”, lembrou a irmã Maria Adelina da Cunha, diretora geral do Santuário, destacando o gesto carinhoso dos parlamentares com a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. A proposição foi dos deputados Silvio Dreveck (PP), e Joares Ponticelli (PP).

Para Volnei Morastoni, além de uma homenagem a primeira Santa brasileira catarinense, também foi uma forma de parabenizar às irmãs da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição “E aqui cito a nossa querida Irmã Adelina à frente da diretoria geral do Santuário Santa Paulina, que junto com suas companheiras, dedicam sua vida e trabalho para manter viva a memória e história de Madre Paulina”.

O parlamentar lembrou da passagem de Amábile Lúcia Visintainer, como era chamada, por Itajaí, tanto quando chegou a Santa Catarina com seus pais em 1875, como em sua partida para Santos em 1903, quando foi atender os necessitados daquela cidade. Em seu centenário de partida, a cidade rendeu homenagens a Madre Paulina, com a inauguração de um busto nas proximidades do Píer Turístico de Itajaí. “Em sua trajetória, Santa Paulina deixou entre os seus exemplos, um que acho muito importante, a humanização, que devemos usar nos tratamentos de pacientes e também em nosso dia a dia”, completou.

O Santuário de Santa Paulina

Depois da beatificação de Madre Paulina, pelo Papa João Paulo II, em 1991, por ocasião da sua segunda visita ao Brasil, peregrinos de todo o país começaram a visitar o bairro de Vígolo em Nova Trento, terra onde Santa Paulina começou a obra da Imaculada. Com o grande fluxo de pessoas, a infraestrutura tornou-se uma exigência básica. Foi quando em 2002, reunidas em Assembleia Geral, as irmãzinhas decidiram construir o Santuário. A obra levou 926 dias, sem nenhum acidente, sendo dedicado o Santuário à Santa Paulina, no dia 22 de janeiro de 2006. Atualmente, o Santuário recebe cerca de 70 mil visitantes por mês, o que tornou Nova Trento a capital do turismo religioso, movimentando a economia da cidade e contribuindo com cerca de 40% dos empregos do município.

Irmã Adelina afirmou que o potencial de crescimento depende da estrutura de acesso ao Santuário. “Se tivéssemos mais condições, teríamos mais visitantes, quem sabe chegar a 100 mil/mês”, argumentou a diretora, que criticou o acesso de Brusque, “está mal sinalizado e em condições ruins”, além de mencionar as operadoras de celular. “Se as autoridades ajudarem,  podemos evoluir, o carro chefe é o Santuário. Se pensarmos nos meios de transportes, Tijucas, Canelinha, São João Batista, Nova Trento, Brusque, há um fluxo notável”, ponderou a irmã, uma vez que a SC-411 atravessa o perímetro urbano dessas cidades e não é duplicada.

 

Texto: Renata Furlanetto

renata.imprensa@volneimorastoni.com.br


Renata Furlanetto
Assessora de Imprensa | (47) 9980-9031
Deputado Estadual Volnei Morastoni - PT/SC
Presidente da Comissão de Saúde
Gabinete Regional - Itajaí/SC | Telefone: (47) 3249-0213
Rua Dom Joaquim Domingues de Oliveira | Nº 33 
www.volneimorastoni.com.br

Voltar