Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/04/2024 - 14h01min

Miotto fala sobre projeto de Pontos de Inclusão Digital, idealizado pelo TJSC

Imprimir Enviar
Deputado Miotto parabeniza o TJSC pela implantação do projeto de Pontos de Inclusão Digital
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Na tarde desta quarta-feira (3) o deputado Jair Miotto (União) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para falar de uma agenda realizada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), onde realizou uma visita institucional ao desembargador Ariovaldo Rogério Ribeiro da Silva. Como presidente da Comissão de Economia, Tecnologia, Ciência e Inovação, Miotto tratou sobre as iniciativas do TJSC na área de ciência, tecnologia e inovação.

Entre os aspectos destacados pelo parlamentar durante seu discurso no Parlamento catarinense, que foram tratados com o desembargador, esteve o projeto denominado Pontos de Inclusão Digital (PIDs). “Ainda na gestão anterior do TJSC, com o desembargador João Henrique Blasi, este projeto foi iniciado, devido a necessidade de maximizar o acesso à Justiça, especialmente nas cidades onde não existe nenhuma disponibilidade física e presencial do Poder Judiciário. O que muitas vezes impede o acesso à Justiça de pessoas que precisariam percorrer grandes distâncias para obter o serviço público da Justiça”, explica o deputado Miotto.

O que são os pontos de inclusão digital
São considerados PIDs espaços que permitam, de forma adequada e simultaneamente integrada com o Poder Judiciário, a realização de atos e processos judiciais a distância, a partir de equipamentos de informática, rede de internet, tudo oferecido, gratuitamente, pelo Judiciário.

Nestes locais serão disponibilizados serviços, como depoimento das partes, das testemunhas e de outros colaboradores da Justiça por sistema de vídeo conferência, bem como o atendimento por intermédio do Balcão Virtual, instituído através de uma resolução do TJSC. “Com a implantação deste projeto, o Poder Judiciário de Santa Catarina traz para próximo de si os chamados excluídos digitais, aqueles que não têm acesso aos meio digitais e que, muitas vezes, enfrentam dificuldade para participar de uma audiência telepresencial por não terem acesso aos meios tecnológicos adequados”, diz o deputado Miotto.

Instalação do PIDs
A intenção do Judiciário é levar estas unidades para todos os municípios catarinenses que não são sede de comarca em Santa Catarina. Hoje somente 112 municípios têm comarcas. Então, restam 183 cidades que ainda não tem este espaço físico.

O parlamentar destaca que, até o momento, já foram instalados quatro Pontos de Inclusão Digital do TJSC em Santa Catarina. “As cidades contempladas foram Botuverá, Nova Trento, Canelinha e Palma Sola. Estas terão a disponibilização de equipamentos modernos, custeados pelo Poder Judiciário, e de forma gratuita. Neste primeiro momento, serão priorizados os pequenos municípios que não possuem uma unidade judiciária e que estão distantes das respectivas sedes”, explica o deputado Miotto.

Está prevista, também, a instalação dos PIDs em mais 52 cidades catarinense onde não há comarca do Judiciário, totalizando 56 cidades que terão os Pontos de Inclusão Digital fornecidos, gratuitamente, pelo TJSC para que a população possa ter mais proximidade com a Justiça. “Nosso TJSC melhorando, alcançando cada vez mais o cidadão e ampliando o acesso à Justiça, afirmando, assim, sua posição social”, parabeniza o deputado Miotto.

PONTOS DE INCLUSÃO DIGITAL PREVISTOS

1 Anchieta

2 Correia Pinto

3 Otacílio Costa

4 Urubici

5 Araquari

6 Ascurra

7 Barra Velha

8 Camboriú

9 Garuva

10 Itapoá

11 Penha

12 Porto Belo

13 Presidente Getúlio

14 Rio do Campo

15 Rio do Oeste

16 Anchieta

17 Catanduvas

18 Coronel Freitas

19 Cunha Porã

20 Descanso

21 Herval d'Oeste

22 Ipumirim

23 Itá

24 Lebon Régis

25 Mondaí

26 São Domingos

27 São José do Cedro

28 Armazém

29 Capivari de Baixo

30 Forquilhinha

31 Garopaba

32 Jaguaruna

33 Lauro Müller

34 Meleiro

35 Santa Rosa do Sul

36 Urupema

37 Timbó Grande

38 Anitápolis

39 Zortéa

40 Macieira

41 Angelina

42 Brunópolis

43 Bom Jardim da Serra

44 Presidente Nereu

45 São José do Cerrito

46 Bocaina do Sul

47 Irineópolis

48 Matos Costa

49 Palma Sola

50 São Bonifácio

51 Leoberto Leal

52 Salto Veloso

PONTOS DE INCLUSÃO DIGITAL JÁ INSTALADOS

53 Botuverá

54 Nova Trento

55 Canelinha

56 Palma Sola

 

Acompanhe Jair Miotto


Jair Miotto
Voltar