Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/10/2016 - 12h27min

Hobus apresenta proposta para reduzir volume de ações judiciais por remédios

Imprimir Enviar
Deputado Milton Hobus FOTO: Paulo Cesar Santos

Foi durante a audiência pública da Saúde, promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que o deputado Milton Hobus (PSD) apresentou uma proposta ao secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing. Hobus reforçou a possibilidade do Estado realizar um atendimento humanizado, através das Agências de Desenvolvimento Regionais – ADRs, com corpo médico, realizando a triagem de pacientes que realmente necessitam com urgência dos medicamentos e além desse acompanhamento, a entrega dos remédios em casa. “A ideia é criar um corpo médico regionalizado e que haja um consenso entre profissional de saúde e paciente e com isso a Saúde do Estado consegue controlar, sabendo quanto precisa, quem precisa e quando precisa,” destacou.

O motivo da proposta foi devido a grande demanda de reclamações de que hoje o caminho mais curto em alguns casos para receber gratuitamente os medicamentos seria de forma judicial. Segundo o secretário, João Paulo, o gasto do Estado com essas ações pode ser milionário. “Este ano devemos ter um gasto de aproximadamente R$ 200 milhões com as judicializações,” disse.

Para Hobus, o cidadão que precisa tomar remédios sabe do sofrimento que é ter que buscar via júdice. “Se houver esse grande trabalho que é possível fazer e eu acredito que isso evita mais transtorno e resolve antes mesmo da judicialização, porque o cidadão vai procurar esse corpo e não um advogado para ingressar na justiça,” ressaltou.

O deputado ressaltou que, quando prefeito, realizou esse procedimento em Rio do Sul. Na época, cerca de 3,5 mil pessoas recebiam medicamento em casa todos os meses e, além disso, a cada seis meses recebiam auxílio médico. Hobus se propôs a auxiliar a Saúde do Estado a encontrar uma solução menos onerosa para os cofres públicos e que minimizem os efeitos de sofrimento ao cidadão que precisa dos remédios controlados.

Assessoria de Imprensa - Milton Hobus
Deputado - PSD
Paulo Cesar Santos
MTE/SC 05812 - JP
48 3221 2949
48 9911 0153
48 9141 0880

Voltar