Marquito obtém aprovação do projeto de lei que cria o Dia Estadual de Abertura da Safra da Tainha
O projeto de lei que institui o Dia Estadual de Abertura da Safra da Tainha na data de 1º de maio foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta quarta-feira (9). A proposição, do deputado estadual Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL), busca garantir o reconhecimento e fortalecimento dessa tradição catarinense, com um cronograma anual de atividades. Hoje, vários eventos de abertura da safra já são realizados pelo litoral, os mais famosos sendo nas praias do Campeche e Pântano do Sul, em Florianópolis.
A cerimônia no Campeche foi criada a partir de um sonho de seu Getúlio Manoel Inácio, pescador artesanal e líder comunitário, referência para a pesca e cultura da cidade. Em 2006, ele reuniu, em seu rancho (atual Rancho de Pesca sociocultural Getúlio Manoel Inácio), amigos e familiares para celebrar uma pequena missa e pedir proteção aos pescadores. Em 2019, o evento teve um papel importante na conquista do Termo de Registro da Pesca Artesanal da Tainha no Campeche como Patrimônio Cultural de Santa Catarina.
Marquito ressalta que a inclusão da data no calendário oficial do estado reforça a salvaguarda da pesca artesanal como um bem histórico-cultural imaterial catarinense, para além da sua relevância socioambiental e econômica. “Esse tipo de celebração não apenas marca o início da temporada de pesca, mas também promove a valorização da cultura local e o envolvimento das comunidades costeiras, além de ser um espaço de promoção da preservação ambiental”, complementou o deputado.