Situação da Lagoa da Conceição em debate na Alesc
A situação ambiental da Bacia da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, será debatida em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, na próxima segunda-feira, a partir das 18h, no plenarinho. A realização da audiência é uma iniciativa do presidente da Comissão, deputado Marcos José de Abreu - Marquito (Psol), que é engenheiro agrônomo e ambientalista.
“A bacia hidrográfica da Lagoa da Conceição faz parte de um mosaico de diversos ecossistemas integrados, sendo o meio aquático da Lagoa da Conceição mas também a Unidade de Conservação, o Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição”, explica o deputado.
Ele lembra que, em 25 de janeiro de 2021 “ocorreu o maior crime socioambiental de Florianópolis, com o rompimento do reservatório da Estação de Tratamento de Esgoto da Lagoa da Conceição, implicando na contaminação do meio aquático, do solo e dos animais”. Na época, muitas famílias perderam suas casas e outros bens materiais, além de sentirem medo, ao vivenciarem o desastre ambiental.
Em junho de 2021, a Casan passou a bombear efluente desse reservatório para as Dunas do Parque, como medida emergencial para evitar um novo extravasamento. Quatro anos depois, os canos continuam lá.
Segundo o deputado ambientalista, “enquanto essa situação não é resolvida, continuaremos sofrendo prejuízos materiais, ambientais, culturais e sociais.” E conclui: “Precisamos que os poderes dêem respostas efetivas, e com essa audiência discutiremos as medidas necessárias para a reparação e mitigação dos impactos”.
Assessoria de Comunicação
João Gabriel Oliveira (texto e arte)
48 9 9105-0150
(Com Linete Martins - 48 9 9129
5347)
Instagram/Facebook marquito.sc
E-mail marquitopsol@gmail.com
Telefone gabinete (48) 3221-2661